Nos dias 10 e 11 de outubro, em Pernambuco, tivemos mais uma edição das Caravanas de Mobilização da Plataforma MROSC! Dessa vez, tivemos 60 participantes no primeiro dia e 42 participantes no segundo, foi um momento de muita troca e aprendizado para todos que puderam participar!

O primeiro dia de atividades (10/10/19) começou com uma rápida abertura por parte das organizadoras, Plataforma MROSC e ABONG PE, seguida das boas vindas de Silvia Cordeiro, Secretária da Secretaria da Mulher de Pernambuco e Presidente do Conselho Estadual da Mulher de Pernambuco. Na sequência, tivemos a apresentação do histórico da Plataforma MROSC e da construção da Lei 13.019/2014, com ênfase nas principais mudanças na legislação, seguida de debates. Na parte da tarde, houveram duas mesas de conversa com o tema “Dialogando sobre o MROSC”. Na primeira foram abordados os aspectos principais da Lei 13.019/2014, destacando a experiência local do MROSC, e contamos com mediadora da Plataforma MROSC, Candice Araujo e as/os convidadas/os Dra. Theresa Christine de Albuquerque Nóbrega, da Subcomissão de Direito do Terceiro Setor OAB/PE, Alexandre Napoles, da Procuradoria Geral da Prefeitura de Recife e Laercio Queiroz, da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. Já na segunda mesa foram abordados os novos paradigmas do regime de parcerias com a mediação de Lucas Seara e os convidados que fortalecera o diálogo foram Leda Marques de Lira, que apresentou a experiencia de mobilização do MROSC na cidade de Gravatá e Aline Gonçalves Souza, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP) que falou sobre as pesquisas que a FGV vem realizando no campo das OSC.

O segundo dia do evento (11/10/19) apostou na realização de duas oficinas em grupos de trabalho: a primeira visando entender um “Diagnóstico da realidade estadual, os avanços e desafios de implementação do MROSC no Estado e seus municípios, a segunda oficina, por sua vez, propôs-se a apontar as “Perspectivas futuras”, incluindo o engajamento de cada participante com essa agenda.