Skip to main content

Confoco-BA e Plataforma MROSC-BA desenvolvem ações de comunicação para fortalecer implantação do marco 

por Mônica Santana (Plataforma MROSC Bahia) 

O Marco Regulatório da Sociedade Civil é uma realidade, mas também um horizonte para o qual as organizações trabalham arduamente para fazer valer, em tempos conservadores e de insegurança nas bases da democracia brasileira. E nesse cenário, a comunicação tem um papel estratégico para promover articulação, mobilização e contribuir para a implantação do MROSC. É com esse entendimento que o Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (Confoco) elabora uma política de comunicação, através de um plano estratégico de comunicação do Conselho. A iniciativa integra representantes do poder público e da sociedade civil organizada, pensando estratégias para informar e mobilizar mais pessoas e entidades tanto em torno das ações do Conselho, quanto sobre a implantação do marco. 

Para Ana Lúcia Godinho, membro da Comissão de Comunicação do CONFOCO e representante da sociedade civil e da APAE no Conselho, a produção de conteúdos que permitam alcance das metas do MROSC tem sido uma das atenções do grupo de trabalho. “Tem sido expressivo o envolvimento da Comissão de Comunicação em todas as etapas da implementação do Marco”, conta a conselheira, que acredita que o intercâmbio de informações entre os colaboradores das OSCs, junto com a Coordenação Executiva do conselho é fundamental para compreender o que ocorre em todo estado, identificar os desafios e enfrentamentos a serem feitos, também os avanços. 

No âmbito do Conselho, está em andamento a construção do Plano de Comunicação, numa perspectiva colaborativa e horizontalizada. Os conselheiros foram sensibilizados para compreender a importância estratégica da comunicação, bem como levantaram informações para construção do diagnóstico da comunicação. “A comissão tem desenvolvido o Plano com base nessas respostas especialmente no que foi pontuado como fraquezas e ameaças e traçado objetivos a fim de divulgar o CONFOCO e o MROSC nos municípios, criando produtos e rotinas semanais de disseminação de informações das ações da rede. Tem contribuído na produção de cartilhas, cards dentre outros, a partir das demandas das outras Comissões”, revela Godinho, que sinaliza que há muito trabalho a ser realizado. 

A assessora técnica da Coordenação de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais (COAS/SERIN), Kelly Cristina Ferreira da Costa, acredita o Conselho tem uma demanda de visibilidade, tanto pelo seu pioneirismo, quanto por ser um espaço de circulação de informações sobre legislação, pareceres e resoluções, quanto um papel de transparência da relação entre poder público e sociedade civil. “A comunicação para o Confoco é também estratégica diante da preocupação em garantir sua interiorização. Temos o desafio de conseguir falar para 27 territórios de identidade na Bahia” acrescenta a assessora. Nesse sentido, foi criado um site que cumpre tanto a função de preservar a memória das ações do conselho, quanto compartilhar informações para o campo das OSCs. A expectativa é que o plano de comunicação consiga elaborar soluções para ampliar e pulverizar as informações sobre o marco e as ações do conselho.

Segundo a assessora de comunicação Nádia Cardoso, “como o foco do conselho tem sido a disseminação de suas ações nos municípios, a chamada territorialização, uma política de comunicação pensada para chegar nas cidades é central. Isso diz respeito a melhor linguagem, que dialogue com as especificidades, sem perder de vista o cenário atual de pandemia”. 

Integrante da Plataforma MROSC Bahia e representante do Fórum LGBT no Confoco, Bárbara Alves considera que a comunicação tem papel primordial para implantação da Lei 1319 no estado da Bahia, além de ser imprescindível num contexto de distanciamento social e suspensão das atividades presenciais de mobilização e formação. Ações práticas fazem parte das comissões de trabalho tanto no âmbito da Plataforma MROSC-BA quanto no CONFOCO. “Temos realizado oficinas de escuta da sociedade civil e também do poder público para compreender as especificidades e nuances das demandas”, explica a conselheira que também acredita na necessidade de sistematização dos processos de diálogo. 

A Plataforma MROSC BA realiza desde 2020 projeto focado em compartilhar as informações sobre o marco, sua implantação e as ações desenvolvidas para sua efetivação. Com regularidade são produzidas matérias jornalísticas, além de conteúdos mais acessíveis através de cards de mobilização para a sociedade civil e também um infográfico, que apresenta os passos para implantação do MROSC na Bahia. A comunicação é estratégica no campo democrático, mas também um direito humano básico, cuja garantia e efetividade é fundamental para o acesso aos demais direitos. E com essa consciência, a sociedade civil organizada segue seu trabalho para tornar as informações e o conhecimento ao alcance de todos.

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support