Skip to main content
Notícias

Agenda MROSC é defendida na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados

By 27 de abril de 2021No Comments

Presidente da Comissão de Legislação Participativa, Deputado Waldenor Pereira

Nesta terça-feira (27), a Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil participou de audiência pública realizada pela Comissão de Legislação Participativa (CLP), da Câmara dos Deputados, e levou para reflexão da CLP temas relacionados à agenda MROSC.

A Comissão de Legislação foi criada em 2001 para potencializar a participação da sociedade civil organizada na elaboração de projetos de leis. . Através da Comissão, OSC, sindicatos,  órgãos de classe podem apresentar à Câmara dos deputados propostas legislativas e indicar temas estratégicos para acompanhamento pelo Colegiado.

A reunião contou com a participação de mais de 40 representantes da sociedade civil organizada e diversos parlamentares, com destaque para o Deputado Waldenor Pereira, Presidente da Comissão, Deputados Glauber Braga, Leonardo Monteiro e das Deputadas Talíria Petrone e Luíza Erundina.

Cinco temas importantes para as organizações da sociedade civil no contexto de pandemia

“A Plataforma MROSC é uma articulação das organizações da sociedade civil, que conta com mais de 1.600 entidades signatárias e há mais de 10 anos luta e defende pelo aprimoramento de um ambiente, político, legal e institucional para a atuação das organizações da sociedade civil.”, apresentou Igor Ferrer, integrante do Comitê Facilitador, que, representando a Plataforma, trouxe para a audiência  5 temas relevantes para as OSC no atual contexto  e que tramitam no Congresso Nacional.

A Plataforma defende que é necessário a aprovação dos projetos que estão na Câmara que preveem assembleias e reuniões virtuais para as OSC, como forma de garantir maior segurança jurídica a estes processos institucionais das organizações durante a pandemia, com especial destaque para os Projetos de Leis  380/21 e  5546/2020, sendo que este já foi aprovado no Senado.

Igor solicitou também que a CLP faça pressão para célere aprovação do PL 4113/2020, que busca garantir um regime transitório para as parcerias celebradas pela Administração Pública com as OSC durante a pandemia . O PL já foi aprovado na Câmara e atualmente tramita no Senado.

Em relação à Reforma Tributária, a Plataforma defende uma reforma que inclua um regime tributário diferenciado para as OSC e que seja compatível com a realidade das organizações, e que também retire da previsão do  Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação as contribuições  para OSC.

Segundo Igor é preciso defender que solidariedade não se tributa. “Gostaríamos de sugerir a realização de uma audiência pública sobre este tema. Temos acompanhado as discussões e segundo o Presidente da Câmara, Deputado Arthur Lira, o relatório deve ser entregue pelo deputado Aguinaldo Ribeiro no dia  03/05, e, pelo visto, não haverá nada falando especificamente sobre as OSC. A Audiência pública seria importante para pautar este debate”. Nos próximos dias, a Plataforma irá encaminhar à CLP pedido formalizando a solicitação para audiência pública.

Também foi sugerido  à CLP, que faça pressão para aprovação do PL 5307/2020, que visa garantir a prorrogação do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) . O PL  já foi aprovado no Senado e no momento está aguardando tramitação na câmara;

Por fim, a Plataforma ressaltou  a necessidade de se fazer enfrentamento aos projetos que criminalizam as organizações, que burocratizam excessivamente as OSC e que trazem uma visão pejorativa e preconceituosa sobre a atuação fundamental das OSC em parceria com o estado.

 A Plataforma já elaborou notas técnicas sobre os PLs comentados e para saber mais, clique aqui: https://plataformaosc.org.br/notas-tecnicas/

 Assista a fala completa de Igor Ferrer aqui:

 

 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support