Skip to main content

Reunião híbrida foi articulada pela Plataforma MROSC em busca de pautar as prioridades das Organizações da Sociedade Civil

por Luise Villares
Créditos das fotos: @rafaelhbarroso

Dep. Afonso Florence, Dep. Talíria Petrone e Silvio Sant’Anna (Esquel). Fotos: @rafaelhbarroso

No dia 04 de maio ocorreu a reunião conjunta das várias Frentes Parlamentares, na sala de reuniões da Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados, com o objetivo de apresentar as pertinências temáticas relacionadas às Organizações da Sociedade Civil: Certificação, Contratualização e Sustentabilidade. A reunião foi uma iniciativa da Plataforma MROSC em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Organizações da Sociedade Civil e mais 7 Frentes. 

Na ocasião, Luise Villares, da Cáritas Brasileira e integrante do Comitê Gestor da Plataforma MROSC, mediou o encontro híbrido e explicou a importância da apresentação das prioridades das OSC na agenda legislativa para o ano de 2022. Representando o Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, Silvio Sant’Anna da Fundação Esquel, alertou para o desmonte do estado democrático de direito, com o governo piorando a situação das OSC e apresentando propostas legislativas destrutivas e reacionárias. Ressaltou a Emenda da Plataforma MROSC (Confira aqui) que vem no sentido de dar tratamento específico e diferenciado para OSC no que tange à reforma tributária, sendo central na redução da carga tributária sobre as OSC. 

Foto: @rafaelhbarroso

A reunião seguiu com as falas de Leonardo Pinho da UNICOPAS representando a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária; de Natalia Sant’Ana da Pacto pela Democracia representando a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos com Participação Popular; de Mônica da Contag representando a Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e de Julia Melo, da Conectas, representando a Frente Parlamentar Ambientalista. Em resumo foi pautado o tema da criminalização das entidades como, por exemplo, projetos de lei (PLs) que tendem a alterar a legislação sobre o terrorismo e reduzir o espaço cívico, e PLs como o da regulamentação do lobby que pode impactar na atuação das entidades.

A deputada Taliria Petrone propôs audiência pública para ser realizado um balanço dos avanços em pautas propositivas, sendo um bom momento de mobilização e escuta mais ampla. Já o deputado Afonso Florence ressaltou a importância da instalação de um grupo de trabalho para produzir um estudo, constituído por parlamentares e sociedade civil, com apresentação de um relatório ao término que pode ser votado e apresentado como uma agenda política que unifique a luta. A ideia é mapear os projetos que impactam, positivamente ou negativamente, o funcionamento e atuação das OSC. 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support