Skip to main content

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (22), o Projeto de Lei n. 4113/2020, que visa garantir a regulamentação de um regime jurídico transitório para as parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Na semana passada, houve a aprovação do requerimento de urgência ao projeto, apresentado pelo Deputado Afonso Florence, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das OSC, e o projeto entrou na pauta de votação e foi submetido ao plenário.

Primeiramente, o Partido Novo apresentou solicitação de retirada da pauta do referido PL, o qual não foi acatado pelo Plenário. Em seguida, o deputado Eduardo Barbosa passou à leitura do relatório, defendendo a aprovação do PL 4113 como medida urgente para o aprimoramento das parcerias entre Estado e Organizações da Sociedade Civil durante a pandemia.

Segundo o deputado, “o PL 4113/2020 foi fruto de amplo debate com a sociedade civil e permitirá que neste período de calamidade possamos ter garantia no respaldo da lei para a flexibilização da regulamentação das parcerias das Organizações da Sociedade Civil com os entes federados”. Confira abaixo a mensagem do deputado Eduardo Barbosa.

 

 

Em relação ao mérito, o Partido Novo apresentou objeção ao parágrafo primeiro do Art. 2º, o qual previa a garantia da realização de repasses de pelo menos 70% dos recursos vinculados à parceria e a estipulação de prazo de até 180 dias para revisão do plano de trabalho, das metas e resultados da parceria.

Contudo, o Plenário também não acatou o destaque proposto pelo Novo e o PL 4113 foi aprovado nos termos do substitutivo, que acrescentou artigo 9 ao projeto, de modo a manter a suspensão da obrigatoriedade das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde, de qualquer natureza, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), até o dia 31 de março de 2021.

O PL segue agora para apreciação no Senado, após o recesso legislativo.

O Projeto de Lei (PL) é fruto de uma articulação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da OSC com a Plataforma MROSC. A iniciativa propõe que os repasses públicos para as Organizações não sejam congelados ou interrompidos e que novos contratos possam ser estabelecidos entre as Organizações que estão atuando na linha de frente da proteção e combate aos impactos provocados pelo novo coronavírus. Clique aqui para acessar a Nota Técnica elaborada pela Plataforma MROSC.

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support