Skip to main content

 

Diante do cenário posto pelas Eleições 2020, que vai estabelecer prefeitas/os e vereadoras/es para os municípios brasileiros, a Plataforma MROSC apresenta propostas a serem compartilhadas com candidatas/os para o pleito, como ação de incidência política. As propostas apresentam iniciativas a serem defendidas no âmbito das candidaturas às Prefeituras Municipais e no âmbito das Câmaras Municipais de Vereadoras/es.

De acordo com o assessor jurídico da Unicopas e integrante do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, Daniel Rech, com esta iniciativa a Plataforma MROSC pretende contribuir com gestoras/es que assumirão a gestão pública municipal a partir de janeiro de 2021. “A Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, coloca-se a disposição para contribuir para uma atuação social que possa melhorar as condições de vida das populações, especialmente, as mais carentes e deseja uma ótima gestão pública”, afirma.

Ouça abaixo Daniel Rech

 

O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro de 2020. Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro de 2020.

O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

Leia abaixo a proposta na íntegra:

 

Propostas da Plataforma MROSC para candidaturas à

Prefeitura e à Câmara de Vereadoras/es

 

A Plataforma MROSC apresenta propostas básicas a candidaturas a prefeitas/os e a vereadoras/es que possam contemplar tanto o processo organizativo das populações, especialmente as mais carentes, com a construção de espaços de defesa de direitos, acesso e geração de renda e conquista de melhores condições de vida.

I – Propostas para candidaturas à Prefeitura:

1) Adoção de estímulos ao envolvimento da cidadania com as causas públicas, criando um ambiente favorável para a autonomia e fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil;

2) Implantação e, onde já existe, ampliação de Política Integrada de parcerias do Município com as OSC para ampliação e execução das políticas públicas e pela integração de ações de superação das desigualdades e da pobreza no município;

3) Instituição de processos, instâncias efetivas e mecanismos de participação cidadã nas formulações, implementação, controle social e avaliação de políticas públicas.

4) Criação de um Sistema Integrado de iniciativas, disponibilizando orientação jurídica e técnica às/aos trabalhadoras/es, desenvolvimento de aplicativos e formação para estratégias de organização coletiva para geração de renda e participação em licitações, parcerias, chamadas públicas e cotações de preços nas aquisições de produtos e prestação de serviços vinculados a políticas públicas municipais (como coleta seletiva solidária, programas de aquisição de alimentos e alimentação escolar, atendimento direta a grupos sociais vulneráveis etc.);

5) Implantar e impulsionar estratégias de complementação de Renda Básica nos municípios para atendimento de populações carentes, paga através de Bancos Comunitários e ou Cooperativas de Crédito, com indutores de iniciativas complementares de desenvolvimento local sustentável.

II – Propostas para candidaturas à Câmara de Vereadoras/es:

1) Criação de Frentes Parlamentares em defesa das Organizações da Sociedade Civil, bem como em outros temas de interesse público, para debater políticas que promovam um ambiente favorável à autonomia e ao fortalecimento das organizações da sociedade civil, de promoção de direitos e de acesso à renda e promoção social;

2) Aprovação de Projeto de Lei e provisão na Lei Orçamentária do Município de prioridades e recursos que possam garantir acesso a renda básica para populações carentes do município, bem como instituição de políticas públicas de promoção de iniciativas que se dediquem à formação e promoção da solidariedade e de melhores condições de vida para todas/os;

3) Abertura de espaços e adoção de instrumentos para participação popular nos debates e encaminhamentos do processo legislativo e institucionalização de parcerias com Organizações da Sociedade Civil no acompanhamento e transparência na execução de políticas e do orçamento do Município.

A Plataforma MROSC também se coloca à disposição para contribuir na implementação prática destas propostas no município e deseja uma boa gestão pública.

Brasília, aos 26 de outubro de 2020.

 

Para Download do documento acesse AQUI

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support