Skip to main content

A Plataforma MROSC iniciou na última sexta-feira (4), um ciclo de mobilizações para pautar as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) nas discussões sobre a Reforma Tributária.

Segundo levantamento realizado pela Plataforma, nenhuma proposta da Reforma Tributária em debate atualmente leva em conta as particularidades e características específicas das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que as diferem das demais instituições. A Plataforma defende a aprovação de um regime jurídico que seja justo e específico para as OSCs, na medida em que são indispensáveis à democracia e ao Estado, na consecução das mais variadas finalidades de interesse público, como saúde, educação, assistência social, dentre outras áreas estratégicas que buscam a vida digna aos cidadãos, a proteção do meio ambiente e o combate às desigualdades.

Neste sentido, as Organizações da Sociedade Civil são responsáveis pela prestação de serviços altamente qualificados à população através da realização de suas ações e programas, e com isso, pedem um regime tributário justo e compatível com sua realidade, e que reflita todos os benefícios entregues à sociedade.

Neste cenário, a Plataforma MROSC convocou suas entidades signatárias para uma reunião ampliada que ocorreu também na última sexta-feira (4), sobre a Reforma Tributária. Na reunião, fortaleceu-se o apoio para a proposta de um regime tributário exclusivo para as OSCs.

Estratégias de mobilização

Integrantes do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC estiveram reunidos com o deputado Afonso Florence, coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa das OSCs, para traçar estratégias de mobilização conjunta para a mobilização de outras/os parlamentares  na tramitação da Reforma Tributária no Congresso.

Nesta segunda-feira (7), a Plataforma MROSC vai se reunir também com o deputado Tadeu Alencar, e com as assessorias da Rede no Senado, do deputado Marcelo Freixo e da senadora Zenaide Maia. Outras reuniões também devem se confirmar durante a semana.

Representantes das organizações signatárias reunidos na tarde de sexta-feira (4) para pensar estratégias de ação por uma Reforma Tributária que contemple as particularidades das OSCs.

Igor Ferrer, assessor nacional da Cáritas Brasileira e integrante do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC destaca alguns desafios na trajetória para fazer valer a necessidade de um regime tributário que contemple as particularidades das OSCs. “A Plataforma precisará focar suas ações nesta semana na mobilização de parlamentares, sobre a importância de um regime exclusivo para as OSCs. Será uma conquista se conseguirmos sensibilizar os/as integrantes da Comissão Mista sobre a Reforma Tributária, para já incluir em seu relatório esta possibilidade”, afirma.

A Comissão Mista tem prazo até dia 10 de dezembro de 2020 para a publicação de seu relatório, que então irá para apreciação e votação no Plenário da Câmara.

Solidariedade não se tributa

A Plataforma convida a todas as signatárias e apoiadores das OSCs para participar da ação de comunicação nas redes sociais, que tem início nesta segunda-feira (7). O material disponibilizado poderá ser compartilhado nas redes sociais com a hashtag #SolidariedadeNaoSeTributa. O momento forte da ação será o “twittaço” que vai acontecer na quarta-feira, dia 9 de dezembro, às 14h, como estratégia de mobilização dos/as Parlamentares pela defesa de um regime tributário exclusivo para as OSCs.

Acesse o material de mobilização nas redes socais AQUI

Acesse abaixo o documento explicativo sobre a importância de um regime justo para as OSCs, bem como a proposta de emenda elaborada pela Plataforma MROSC.

Reforma Tributária – Resumo e Emenda

 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support