Skip to main content

Por Isis Dias

Nas tardes dos dias 26 e 27 de maio de 2021, Organizações da Sociedade Civil de São Paulo participaram da primeira Caravana MROSC no estado.

A programação da Caravana MROSC São Paulo apresentou duas mesas com as seguintes temáticas: no primeiro dia, “Remuneração de equipe e outros desafios das parcerias“, e, no segundo, “A Sustentabilidade das OSC“. Além disso, a Ex-Assessora Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República para o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, Laís Lopes, apresentou, na abertura do evento, o Histórico do MROSC: Principais mudanças – Avanços e Desafios.

As Caravanas têm o objetivo de compartilhar informações sobre o “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)” e fomentar uma articulação estadual, criando espaços de formação e troca de experiências entre as OSC. Ademais, o evento ainda reflete sobre a implementação da Lei 13.019/2014.

A atividade faz parte do Projeto Fortalecimento das Redes de Organizações da Sociedade Civil do Brasil, executado pela Cáritas Brasileira e pelo ELO – Ligação e Organização. A iniciativa tem o apoio da União Europeia no Brasil.

 Para partilhar experiências, a Caravana São Paulo contou com os seguintes convidados:

Eliana Rolemberg: Integrante do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC e do CONFOCO/BA.

Laís de Figueirêdo Lopes: Advogada, integrante do NEATS PUC-SP, professora da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC-SP e ex-assessora especial da Secretaria-Geral da Presidência da República para o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

Paula Storto: Advogada, Consultora Jurídica da Plataforma MROSC, professora do COGEAE-PUC/SP e membro de pesquisa do NEATS-PUC/SP.

Eunice Prudente: Advogada, Feminista, abolicionista pela Negritude, Professora Doutora da Faculdade de direito da USP e Secretária de Justiça no Município de São Paulo.

Regina Paixão: Coordenadora do Fórum de Assistência Social Oficial de São Paulo, compõe a diretoria da Sociedade Santos Mártires e Associação Cristã Mãe Zara e é Conselheira Fiscal da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

Ana Amélia Mascarenhas: Professora Doutora da PUC/SP em direito do trabalho, Conselheira Estadual da OAB/SP, Vice-presidente da CDH da OAB/SP e Vice-presidente da Academia Paulista de Direito do Trabalho.

Aline Viotto: Advogada, mestre em direito econômico pela Universidade de São Paulo (USP), atua na formulação de soluções jurídicas para organizações da sociedade civil.

Aguinaldo Lima: Contador, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, consultor e assessor de Organizações da Sociedade Civil.

Alexandre Isaac: Cientista Social formado pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Economia e Relações do Trabalho, pelo Dieese. Pesquisador e líder de projetos do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC.

Regina Paixão, Coordenadora do Fórum de Assistência Social Oficial de São Paulo e dirigente da Sociedade Santos Mártires e Associação Cristã Mãe Zara, destacou a importância do evento para São Paulo: “participar do Evento Caravana MROSC foi um momento de formação, aprendizagem, trocas  de experiências, mas, principalmente, de esperança de que podemos unir forças para aplicar a lei 13.019 na íntegra em São Paulo. Meu agradecimento por ter participado e por ter encontrado tanta gente guerreira e capaz.”

No segundo dia da Caravana, além das reflexões e considerações feitas sobre a temática principal do dia – A Sustentabilidade das OSC – pelos convidados da mesa, foram criadas salas simultâneas para a realização de trabalhos de grupo. Os participantes foram divididos em 3 grupos e partilharam suas perspectivas sobre 3 campos de sustentabilidade: Técnica, Política e Financeira. Sobre estes três campos da Sustentabilidade, o pesquisador e líder de projetos do CENPEC, Alexandre Isaac, trouxe a importância de tratá-los de forma conectada. “O desafio das organizações é estabelecer o equilíbrio e as convergências. São essas três sustentabilidades que vão garantir a continuidade das nossas pautas e da nossa existência e resistência como força política.”

Regina Célia S. Santana, advogada, empreendedora social e assessora técnica na Prefeitura Municipal de São Paulo, participante da Caravana MROSC SP, após participar do trabalho de grupo, destacou mais reflexões sobre a questão da Sustentabilidade. “Muitas organizações da sociedade civil necessitam de um olhar especial, a fim de oportunizar igualdade a todas. Desse modo, a formação e a aproximação das universidades e do poder público, para dar suporte técnico a elas, principalmente as que estão localizadas em comunidades e bairros periféricos, surtirão impactos frutíferos nesse setor. Por isso, é fundamental essa sinergia com todos os atores, com o objetivo de possibilitar desenvolvimento social e econômico com a geração de renda e emprego para o país”.

Por fim, Eliana Rolemberg, integrante do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC e do CONFOCO/BA, fez o encerramento da Caravana MROSC São Paulo ressaltando o quanto o evento foi enriquecedor, a importância de partilhar aprendizados e experiências em momentos como a Caravana MROSC e agradecendo a todos e todas que participaram. “Se a gente consegue passar para outras pessoas aquilo que aprendemos em momentos como este, isso vai nos tornando cada vez mais fortes, fazendo com que a gente fortaleça nossos grupos e, principalmente, a Plataforma MROSC”. 

Caravanas on-line

Para atender as medidas restritivas e as ações de combate e prevenção à Covid-19, as caravanas estão sendo realizadas por meio de videoconferências. O desafio de se adequar ao novo formato não desmotivou as organizações envolvidas. Mesmo com as atividades sendo realizadas em um ambiente virtual, o envolvimento e a participação das pessoas continuam constantes e animadores.

Desde 2020, a Plataforma MROSC já realizou caravanas virtuais nos estados de Santa Catarina, Pará, Maranhão e Minas Gerais. Atualmente, a Plataforma já conta com oito Plataformas Estaduais criadas: Acre, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe, Minas Gerais e Santa Catarina. 

 Acompanhe a agenda das próximas Caravanas Estaduais pelas redes sociais da Plataforma MROSC: Facebook, Instagram e YouTube.

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support