O encontro por videoconferência marcou a articulação para a Caravana MROSC Minas Gerais que acontece nos dias 02 e 04 de setembro.

Com o objetivo de fortalecer a organicidade institucional da Plataforma MROSC, a partir da ampliação de bases regionais e territoriais de articulação política das Organizações da Sociedade Civil, a reunião ampliada do Fórum das Organizações da Sociedade Civil (FOSC/SUAS), contou com aproximadamente 40 pessoas e com a presença de Candice Araújo, assessora técnica do ELO Ligação e organização, uma das instituições responsáveis pela realização das Caravanas MROSC, juntamente com a Cáritas Brasileira, e com apoio da União Europeia. “O momento possibilitou a partilha do processo de construção e articulação com outros parceiros locais para a realização da Caravana MROSC em Minas Gerais a ser realizada nos dias 02 e 04 de setembro de 2020”, lembrou Candice.

A assessora técnica do ELO Ligação e organização fez uma apresentação destacando a importância da participação da sociedade civil no controle social, citando artigos da Constituição Federal que apontam o poder do povo, a criação de conselhos de políticas públicas e algumas iniciativas populares. O momento possibilitou ainda a reflexão sobre a importância de atuar em espaços de articulação da sociedade civil, como o próprio Fórum das Organizações da Sociedade Civil (FOSC/SUAS) e a Plataforma MROSC, além de convidar novas organizações a juntar-se ao debate e discussão durante a Caravana e também para integrar a Plataforma MROSC.

Os participantes conheceram temas centrais da agenda MROSC, as instâncias da Plataforma e as principais ações executadas pelo projeto durante os dois primeiros anos, além das próximas atividades a serem realizadas.

Ponderou-se, o desafio de garantir a agenda diante do atual contexto. Houve ainda troca de informações que possibilitaram conhecer as especificidades do território visando o fortalecimento da atuação articulada com a Plataforma MROSC Nacional, entre eles:

– Divergências nos procedimentos dos agentes públicos na fase da prestação de contas, diante das inovações que a Lei 13019 traz;

– Refletir a certificação via CNEAS e CEBAS;

– O vínculo com o SUAS.

A reunião ampliada do Fórum das Organizações da Sociedade Civil (FOSC/SUAS), de Belo Horizonte aconteceu na tarde do dia 11 de agosto de 2020.

As inscrições para participação na Caravana MROSC Minas Gerais podem ser realizadas no link: https://bit.ly/33OGbnL