Skip to main content

Por Isis Dias

A Plataforma por um novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – PLATAFORMA MROSC está desenvolvendo um Relatório de violações institucionais e criminalização burocrática direcionada ao universo das organizações da sociedade civil e, para dialogar sobre o tema, promoveu, na tarde da última terça-feira (01.06), uma Oficina de Diálogo, que foi realizada por meio de videoconferência. 

Na oportunidade, Laís Lopes, advogada e ex-assessora especial da Secretaria-Geral da Presidência da República para o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), apresentou o Histórico e Propósito do Relatório de Violência Institucional e Criminalização Burocrática. “A Plataforma MROSC já vem falando sobre este tema há muito tempo, desde 2010, na carta que apresentou aos candidatos à Presidência da República, solicitando a abertura de um espaço para o aperfeiçoamento da legislação sobre a criminalização burocrática”, informou a advogada. 

O Relatório, que está sendo preparado, será publicado no segundo semestre deste ano e trará a forma como a burocracia estatal tem contribuído para impossibilitar a vida das organizações da sociedade civil, em diversos aspectos relativos ao seu livre funcionamento e fortalecimento institucional. E para auxiliar na elaboração do documento, foi realizada uma pré-seleção de casos e fenômenos para ilustrar situações comuns, a respeito da criminalização burocrática, enfrentadas pelas OSC. Vinte e sete casos e fenômenos foram apresentados por Paula Storto, Consultora Jurídica da Plataforma MROSC. “A ideia é demonstrar como essa criminalização acontece, sensibilizar a sociedade, os tomadores de decisão e operadores do direito para esse tema, incentivando mudança de cultura e de norma”, declarou Paula.

Além das reflexões e considerações apontadas sobre a temática principal da Oficina, foram criadas salas simultâneas para a realização de trabalhos de grupo. Para partilha das experiências pessoais e institucionais sobre os casos e fenômenos ocasionados pela criminalização burocrática, a fim de auxiliar na construção do Relatório, os participantes foram divididos em 3 grupos: Direito constitucional e liberdade de associação, Direito administrativo e Direito trabalhista e tributário.

Por fim, logo após os trabalhos em grupos, uma plenária foi realizada. Cada grupo escolheu um relator para apresentar a sistematização das discussões e contribuições. A Oficina foi realizada em parceria com a Artigo 19 Brasil e contou com a presença de representantes de mais de 30 Organizações, que acrescentaram reflexões fundamentais acerca do tema.

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support