Skip to main content

 

Por Isis Dias

Foi realizado, na manhã desta sexta, 24, um ATO-LIVE para fortalecer, mais uma vez, a posição favorável da Plataforma MROSC em relação ao Projeto de Lei 4113/2020, que tem a coautoria de 54 parlamentares e é fruto de uma articulação entre a Frente Parlamentar Mista em Defesa das OSC com a Plataforma MROSC.

A finalidade do PL é garantir maior segurança jurídica para as parcerias com as Organizações da Sociedade Civil (OSC), que, desde o início do contexto pandêmico, foram as principais protagonistas na linha de frente no repasse de recursos emergenciais às populações mais vulneráveis do país.

No último ano, a Plataforma MROSC vem trabalhando para a aprovação do PL 4113/2020 no Congresso Nacional e conseguiu as aprovações na Câmara e no Senado, mas, em julho deste ano, o Presidente da República vetou integralmente. Ocorre que os argumentos trazidos nas razões de veto são equivocados, conforme esclarece a nota técnica elaborada pela Consultoria Jurídica da Plataforma MROSC. Acesse a Nota AQUI. Vale lembrar que a análise do veto está na pauta do Congresso Nacional, que deve acontecer na próxima segunda, dia 27.

No Ato virtual desta sexta, mais de 20 debatedores, entre poder público e Sociedade civil, reforçaram seus posicionamentos contra o veto presidencial. 

Acesse AQUI o registro do ATO-LIVE pela derrubada do veto ao PL 4113.

O evento, que foi mediado por Luise Villares, assessora da Plataforma MROSC, iniciou com a fala do Deputado Afonso Florence (PT/BA) conclamando a todos e todas o apoio na mobilização contra o veto. “É fundamental que ocorra o engajamento de cada um e cada uma das organizações da sociedade civil pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao PL 4113”.

Laís Lopes, Consultora Jurídica da Plataforma MROSC e Ex-Assessora Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República para o MROSC, destacou o protagonismo das Organizações da Sociedade Civil, sobretudo neste momento de pandemia. “As organizações são compostas por pessoas muito guerreiras, que têm o ímpeto de transformação social e trabalham incansavelmente para que as coisas melhorem e que as lacunas que são colocadas pela ausência ou falhas das políticas públicas sejam minimizadas”.  

A Artigo 19 também esteve presente em nosso ATO-Live com a fala de Denise Dora, Diretora Executiva da Organização, reforçando o papel fundamental das OSC para o país. Nosso espaço virtual também foi ocupado pelo deputado federal Patrus Ananias e pela deputada federal Érika Kokay, que fortaleceram a mobilização contra o veto presidencial ao PL 4113/20.

A Deputada Perpétua Almeida, o Presidente do Conselho de Direitos Humanos, Yuri Costa, e os Deputados Eduardo Barbosa e Jorge Solla, por motivos profissionais, não puderam estar ao vivo na LIVE, mas enviaram seus vídeos repudiando o veto e convocando a todos e todas para se unirem em uma mobilização coletiva em defesa do PL 4113/2020.

O Ato-live continuou com as participações de Lílian Azevedo, Procuradora do Município de Salvador e Vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores municipais (ANPM), Eleutéria Amora da Silva, Coordenadora Geral da CAMTRA e integrante da Diretoria Executiva da ABON, Marieny Matos, Coordenadora do Ponto de Cultura Conexão Afro Amazonas, e de Anna Paula Sales, Presidente-fundadora da A.M.I.G.A.S – Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras. Anna Paula agradeceu a oportunidade de manifestar a indignação de toda a sociedade civil ao veto. “Nós que sempre atuamos na ponta, dentro das comunidades, com muita força, muita garra e muita vontade de fazer a coisa acontecer, nos deparamos com mais essa covardia do presidente da república. Então eu digo não ao veto e sim ao PL 4113 por nós estarmos mobilizadas para que tudo seja favorável às Organizações da Sociedade Civil do Brasil inteiro”, finalizou a Presidente-fundadora da A.M.I.G.A.S.

“Nós estamos todos aqui reunidos na mesma intenção, na mesma luta pela derrubada desse veto que não tem nenhum suporte jurídico, além de demonstrar a insensibilidade do governo em relação às instituições que estão na ponta realizando a execução da política pública que é do governo”. Foi com essa fala, que André Carvalho, Presidente da Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor do Conselho Federal da OAB, começou sua explanação em nosso ato-live.

Na oportunidade, estiveram presentes também Candice Araújo, Assessora do Elo Ligação e Organização, Lucas Seara, Coordenador do Instituto OSC Legal e Integrante da Comissão do Terceiro Setor da OAB/BA, Nil César, Presidente do Conselho de Fomento e Colaboração de BH e Diretor de Articulações Estratégicas da Casa do Beco e os membros do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC Mauri Cruz, membro da diretoria executiva da ABONG, Eliana Rolemberg, Representante da Cese, Igor Ferrer, Assessor para incidência Política na Cáritas Brasileira e Silvio Sant’Anna, Fundação Grupo Esquel do Brasil. Por fim, para ampliar a luta pela derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei 4113/2020, acompanhamos as falas de Pastor Inácio Lemke, Presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), e Marcela Giovanna, Diretora Presidente do CEMAIS e coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento dos Conselhos de Direitos das Pessoas Idosas. “Eu venho aqui falar que é um absurdo esse veto. Precisamos ter sempre ações de democracia de diálogo Intersetorial, que apesar dos vários desafios, nós precisamos garantir que o diálogo é o caminho entre a Sociedade Civil Organizada e o Poder Público para melhores resultados e garantia de direitos para os nossos, então sim ao PL e não ao veto, concluiu a Diretora Presidente do CEMAIS.

Vale citar que o ATO-LIVE alcançou mais de 5 mil visualizações durante a sua transmissão, somando todas as redes de transmissão. Além do YouTube e Facebook da Plataforma MROSC, contamos com o apoio de: Mídia Ninja, APIB, ELO Ligação e Organização, Brasil de Fato, Cáritas Brasileira, MTD – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos, Abong, Canal do Dep. Afonso Florence e OSC Legal.

 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support