Skip to main content

Por Isis Dias

Cerca de 60 representantes das Organizações da Sociedade Civil de todo o país participaram do IX Encontro Nacional de Signatárias nas manhãs desta terça-feira e quarta (28/09 e 29). Neste último Encontro, as entidades que aderiram aos princípios da Plataforma refletiram sobre as estratégias e prioridades para 2022 e aperfeiçoamento da estrutura e do funcionamento da Plataforma MROSC.

No primeiro dia, a reunião, que aconteceu através da plataforma Zoom, contou com a facilitação de Domingos Armani e com as falas iniciais iniciais das integrantes do Comitê Facilitador Aldiza, Representante da Fundação Grupo Esquel Brasil, e Eliana Rolemberg, Presidente do CONFOCO-BA e representante da CESE, pelo segmento defesa de direitos, que fizeram uma breve contextualização e orientaram o debate que estava por vir sobre os desafios à Agenda MROSC e possíveis estratégias.

No primeiro dia (28), logo após as apresentações da Agenda e Metodologia da atividade, os participantes foram divididos em salas simultâneas para a realização dos trabalhos de grupos. As questões que nortearam as reflexões foram:

  1. Quais os desafios estratégicos colocados à “Agenda MROSC” no atual período (out/2021 – dez/2022)?
  2. Quais devem ser as estratégias da plataforma MROSC no período? 

Após a realização dos debates, um representante de cada grupo apresentou os principais pontos apresentados na discussão. Para finalizar o primeiro dia do IX Encontro Nacional de Signatárias, Domingos Armani apresentou uma sistematização e reflexões sobre os principais pontos destacados nos trabalhos de grupo. 

No 2º dia do Encontro (29), Daniel Rech, Assessor Jurídico da UNICOPAS e da UNICAFES e membro do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC  apresentou, logo no início, a sistematização do dia anterior e também os pontos que seriam refletidos no segundo dia. Após a sistematização feita por Daniel Rech, foi dada a palavra a Welinton Silva, diretor de Advocacy e Relações Institucionais na Visão Mundial Brasil,para que fosse formalizada, no IX ENS, a saída da Organização do Comitê Facilitador da Plataforma.

Neste dia, houve também a formação de trabalhos de grupos, desta vez, para que os participantes, juntamente com os membros do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, pudessem refletir sobre o documento, enviado anteriormente aos participantes, sobre “Identidade, organização e estrutura” da Plataforma. O texto também foi lido, pelos grupos, que validaram, complementaram e fizeram considerações acerca das informações apresentadas no documento. Os pontos destacados para as discussões nos grupos foram: Articulações e Plataformas Estaduais, Plenária das Plataformas Estaduais, GTs, Comunicação e Comitê Facilitador.

Assim que os grupos finalizaram as reflexões sobre o documento, na Plenária, Domingos Armani foi, a cada tópico do documento, revisando toda a redação a partir das considerações feitas nos grupos. Além disso, participantes e integrantes do Comitê Facilitador, já na Plenária, interagiram partilhando análises e sugestões a fim de contribuir com a redação final do documento. 

Entre os principais encaminhamentos do IX Encontro está a revisão da redação do documento de Governança da Plataforma, que foi feita no decorrer da atividade.

 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support