Skip to main content

Por Isis Dias

Foi realizado, na tarde desta segunda-feira, 13, em formato de LIVE, o Seminário Nacional da Plataforma MROSC, que este ano apresentou um tema que tem sido um enorme desafio para as Organizações da Sociedade Civil – “Criminalização”.

Vale citar que o Seminário alcançou mais de 6 mil visualizações, durante a sua transmissão, somando todas as redes de transmissão. Além do YouTube e Facebook da Plataforma MROSC, contamos com o apoio de: Canal do Gustavo Conde, Grupo Prerrogativas, Mídia Ninja, da Rede TVT, Unicopas, Jubileu Sul Brasil, APIB, JusDH e CESE. 

Acesse AQUI o registro do Seminário Nacional da Plataforma MROSC

As organizações, que sempre foram comprometidas com a transformação social do país e que, neste contexto pandêmico, estão desenvolvendo papel fundamental no enfrentamento ao coronavírus, estão sendo alvos de ataques por parte de alguns setores da sociedade que têm o objetivo de desmerecer e criminalizar as Organizações da Sociedade Civil. E diante deste cenário desafiador, a Plataforma MROSC, nesta segunda, apresentou uma discussão sobre a temática, mediada por Daniel Rech, Assessor Jurídico da UNICOPAS e da UNICAFES e membro do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC,  a fim de contribuir teoricamente no fortalecimento das OSC.

No Seminário, Paula Storto, Advogada e Consultora Jurídica da Plataforma MROSC, começou sua fala destacando o desafio assumido pela Plataforma de elaborar um Relatório de Violações Institucionais e Criminalização Burocrática, que tem a previsão de ser publicado em dezembro deste ano. Continuou apresentando a sistematização preliminar de dados existentes sobre a criminalização burocrática das OSC. “A Plataforma MROSC, desde sua criação, tem refletido sobre o tema da Criminalização das Organizações da Sociedade Civil. Ainda em 2010, apresentou uma carta aos candidatos à Presidência da República do segundo turno, Dilma Rousseff e José Serra, através da qual informava que a criminalização acaba induzindo operadores e agentes públicos e privados em uma infinidade de condicionantes no tratamento das Organizações”, destacou Paula Storto.

Deborah Duprat, Ex-Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, trouxe a importância de enxergar a Constituição de 1988 como um projeto coletivo, em que a sociedade se une para enfrentar a desigualdade histórica, a fome e a miséria extrema e contra todo tipo de discriminação, destacando ainda os dispositivos referentes ao Direito Penal contidos na Constituição Federal de 1988. “O Direito Penal está todo no Artigo 5 da Constituição, que é o mesmo artigo que trata de direitos e garantias fundamentais mais centrais à coletividade, então, o Direito Penal que compõe a Constituição jamais pode ser acionado para criminalizar liberdades como de expressão, protestos, manifestações, reuniões, e essa é a ideia desse Direito Penal residual. Por outro lado, deve-se, necessariamente, criminalizar condutas que desorganizam totalmente a ordem coletiva, como exemplo o racismo, a tortura e os ataques à democracia”, ressaltou a Ex-Procuradora.

“Como uma mulher negra, militante do movimento negro, uma mulher do candomblé, popularmente conhecida como macumbeira, com muito orgulho, uma macumbeira de esquerda, eu sei muito bem o que é isso e eu sempre vou dizer que eu sou uma defensora árdua da democracia, da participação popular e social na construção de um estado que eu quero que seja justo, inclusivo e respeitador dos nossos direitos”. Foi com essa fala potente, que a convidada Makota Célia, Jornalista e Coordenadora Nacional do Centro Nacional de Africanidade e resistência Afro-Brasileira (CENARAB), começou sua fala no Seminário Nacional da Plataforma MROSC. Na oportunidade, Makota ainda reforçou a fala da Dra. Deborah quando ressaltou que o estado atual não respeita o papel que as Organizações da Sociedade Civil desempenham na luta contra as desigualdades. Sobre a criminalização burocrática das OSC, Makota destaca: “o Estado dá com a mão esquerda, que é lenta, e toma com a mão direita que é rápida”. E conclui sua fala defendendo a importância de continuarmos com a luta contra o fascismo e alguns setores da sociedade que desmerecem as Organizações da Sociedade Civil.

O Seminário Nacional da Plataforma MROSC continuou com a participação de Maurício Terena, advogado indígena da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que trouxe em sua fala que os povos indígenas no Brasil sempre enfrentaram e tiveram de lidar com processos de criminalização, destacando o acampamento realizado em Brasília pelos indígenas, por 20 dias, durante o julgamento do Marco Temporal. “O Marco é extremamente inconstitucional e fere diretamente os povos indígenas. Enquanto advogado, nesta mobilização do Marco Temporal, eu senti na flor da pele esse clima tenso, de criminalização, de violência, de raiva, de ódio e de ameaça, que nós povos indígenas vivemos ali, naquela cidade tomada por bolsonaristas”. O advogado ainda destacou o posicionamento de total descaso do Estado com relação à pandemia, que apresentou, durante o contexto pandêmico, tratamentos ineficazes para a população brasileira.

Por fim, o Deputado Federal Afonso Florence (PT/BA), apresentou um resgate histórico de luta e resistência do povo brasileiro, além de citar e lamentar as transições históricas do Estado, antes imperial, e depois uma república que nasce sem a voz da população e que assiste à implantação de uma ordem jurídica marcada pela exploração, segregação, desigualdade e pela justificação de extermínio. “A luta agora é de resistência, de retomada da ofensiva. Quero citar também a importância da derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei 4113/2020. Este PL que é uma conquista e uma construção da Plataforma MROSC e da Frente Parlamentar Mista em Defesa das OSC (FPOSC), e o protagonismo das Organizações de Sociedade Civil será fundamental para a conquista de um processo de redemocratização, onde o salto seja para um ponto adiante que já conquistamos anteriormente”, concluiu o Deputado Federal.

Acesse AQUI a nota técnica completa sobre o PL 4113/2020

Para finalizar o evento, Daniel Rech, mediador do Seminário, cedeu espaço aos debatedores para suas considerações finais, além de agradecer a presença de todos e todas que acompanharam a Live participando com mensagens e perguntas. 

Vale lembrar que a Plataforma MROSC está com 2 editais (05 e 06/2021) com inscrições abertas: 05 para as Signatárias e o 06 para as Plataformas Estaduais. Os eixos avaliados em ambos serão: I – Sustentabilidade e II – Estudos sobre Criminalização Burocrática das OSC.

Acesse os Editais:

05/2021

06/2021

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support