A Plataforma Acre surgiu em abril de 2019, após um encontro no Ministério Público entre as OSC locais, gestores públicos do estado e do município de Rio Branco, Defensoria Pública, representantes do Tribunal de Contas do Estado, representante da Câmara de Vereadores de Rio Branco, entre outros.  A Plataforma AC proporciona assessoria para as OSC que têm interesse em realizar alterações estatutárias para se adequarem à Lei n. 13.019/2014. Além disso,  a Plataforma expandiu a assessoria para outros estados da região norte e contribui para ampliar a discussão do MROSC entre esses territórios. Até o momento, conta com aproximadamente 62 signatárias.

Data de criação: Abril 2019

Número de OSC integrantes: aproximadamente 60

Instância de Coordenação: GT Plataforma MROSC Acre

ABORDA – Álvaro Mendes:  alvaroacre@uol.com.br

A história da criação da Plataforma MROSC Bahia está vinculada ao processo nacional, iniciado em 1996. Em novembro de 2013 ABONG, CÁRITAS e CESE promoveram uma Audiência Pública na qual foi firmada uma carta-compromisso que previa reforçar a relação entre as organizações e autoridades.

Durante o Seminário Nordeste, foi criado o GT MROSC Bahia, o qual envolve os estados de Bahia e Sergipe. Em 2016, a Plataforma BA apresentou o programa PROAP – Programa de Estudos Aplicados em Administração Política, o qual propiciou, entre outras ações, a realização de curso de formação sobre o MROSC, com painéis em diversas regiões da Bahia. O Ponto de Gestão MROSC é um projeto construído a par.tir da iniciativa das OSC, para aprofundar o grau de articulação construído e buscar parcerias com programas importantes da Escola de Administração da UFBA, como o PROAP – Programa de Estudos Aplicados em Administração Política e o PDGS – Programa de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social, os quais contribuíram para tornar esse projeto possível.

Em 2017, a Plataforma Bahia tomou posse como conselheira no CONFOCO BA – Conselho Estadual de Fomento e Colaboração, destinado a atuar como instância consultiva e propositiva, na formulação, implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de parcerias de mútua cooperação.

Data de criação: Novembro 2013

Número de OSC integrantes: aproximadamente 260

Instância de Coordenação: Coordenação Colegiada

• KOINONIA – Camila Chagas: camilachagas@koinonia.org.br
  • GAPA – Rosa Marinho: rosaa.marinho@hotmail.com
  • MOC – Célia: – celia@moc.org.br
  • Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia – Tiago Muniz
  • ForumLGBT – Bárbara Alves

A Articulação em Minas Gerais surgiu a partir de movimentos pontuais em 2015, porém a real articulação da Plataforma MROSC MG teve como marco inicial a Caravana MROSC em setembro de 2020.  Atualmente está em andamento o Projeto Plataforma MROSC MG em Movimento, a qual prevê a realização de uma série de eventos ao longo do ano, os quais buscam o fortalecimento da plataforma mineira e a disseminação da agenda MROSC. A Plataforma conta com aproximadamente 150 signatárias.

O trabalho da Plataforma MG é acompanhado pelo CONFOCO BH, um órgão colegiado paritário de natureza consultiva e de assessoramento permanente que integra a estrutura da Procuradoria Geral do Município, e tem por finalidade propor e apoiar políticas e ações voltadas ao fortalecimento das relações de parceria das Organizações da Sociedade Civil com a administração pública municipal, contribuindo para a efetiva implementação da Lei nº 13.019, de 2014.

Informações Gerais

Data de criação: Setembro 2020

Número de OSC integrantes: aproximadamente 150

Contato Institucional:

plataforma.mrosc.mg@gmail.com

@plataformamroscmg

A Plataforma MROSC Distrito Federal é o resultado da Caravana MROSC Centro Oeste, realizada em Brasília em Setembro de 2019. É composta por um grupo de OSC que buscam o fortalecimento institucional das entidades sociais nas regiões administrativas do Distrito Federal. Ao mesmo tempo, propõe a melhoria da qualificação dos gestores das entidades para realizarem parcerias produtivas e de sucesso com o governo. Durante a pandemia de COVID-19, a Plataforma MROSC DF criou uma Instância de Trabalho, por meio do projeto Plataforma Solidária, com o objetivo de apoiar as organizações e movimentos da sociedade civil que estão na linha de frente no enfrentamento aos efeitos da pandemia.

Nome: Plataforma Estadual Distrito Federal

Data de criação: Setembro de 2019

Coordenação:

• Lúcia Feitosa (Instituto Atuar) – lucinha256@gmail.com
  • Sérgio de Cássio (Atitude)  – sergiozumbi@gmail.com
  • Patrícia (Cantinho do Girassol)- patriciapaula92@gmail.com
  • Paulinho (Cáritas Arquidiocesana de Brasília) – paulinho@caritas.org.br
  • Jane (Ecoagrovila Renascer) – janebdefreitas@gmail.com
  • Sandra (Rede La Salle) – sandra.dias@lasalle.org.br

A Plataforma MROSC Pernambuco é o resultado da Caravana MROSC, realizada em Outubro de 2019. Logo depois do surgimento dessa, as atividades presenciais foram suspensas por causa da pandemia, e foram autuadas ações dedicadas tanto de emergência à crise sanitária, quanto ao planejamento estratégico pela sustentabilidade da Plataforma.

Nome: Plataforma Estadual Pernambuco

Data de criação: Outubro de 2019

Coordenação:

• Erika Regina Correia (Mais Consultoria Social) –  erika@maissocial.org
  • Emanuela Marinho (ABONG/Casa da Mulher do Nordeste)
  • Vinícius – (AFABE) – afabe@afabe.org

Plataforma MROSC Rio de Janeiro – Após o lançamentos dos Editais 05 e 06 , houve um movimento de ampliar o quantitativo das OSC com o intuito de aproximar e facilitar as trocas e a comunicação entre as signatárias do Estado do RJ. Hoje em dia, aproximadamente 35 organizações de diversas cidades e regiões de todo o Estado do Rio de Janeiro fazem parte da Plataforma.

Data de criação: Novembro 2021

Número de OSC integrantes: aproximadamente 35

Organização referente: A.M.I.G.A.S – Anna Paula Sales – annapaulasales@outlook.com

Contato Institucional:

plataformamroscrj@gmail.com

A Plataforma MROCS Sergipe teve suas primeiras ações desenvolvidas diretamente pelo CDJBC/ABONG no início de 2015, devido a ABONG regional BA/SE orientar o CDJBC a buscar fortalecer a agenda MROSC em Sergipe por ser a única entidade filiada à ABONG naquele momento. Destaca-se que, a ABONG e a Plataforma da Bahia deram todo o suporte inicial ao CDJBC.Em seguida, o Instituto Braços se filiou a ABONG e a Cáritas de Aracaju se somou ao processo de articulação e formação das entidades em Sergipe. Assim, criamos a Plataforma MROSC Sergipe em junho de 2016, quando optamos intensificar o processo de articulação junto a novas OSC e com o Poder Público em vista da regulamentação estadual. Posteriormente, se somam ao processo, a SASAC (filiada a ABONG, recebendo formação para Multiplicadores/as do MROSC) e o CIRAS, dando fôlego às articulações e diálogos no Estado, principalmente junto a PGE. Por fim, o INIS se soma ao processo, tornando-se uma excelente aliada na articulação e formação das organizações no interior do estado. Essas organizações promoveram diversos estudos, debates, e inclusive, apresentaram uma proposta de Decreto ao Estado, e mantém diálogo com a PGE para a reedição do decreto vigente. Hoje, compõem efetivamente a Plataforma MROSC Sergipe: ABONG, Cáritas Aracaju, CDJBC, CIRAS, INIS, Instituto Braços, Instituto MultiSaber, ONG Cultivar e SASAC.

Data de criação: Junho 2016

Número de OSC integrantes: aproximadamente 10

Instância de Coordenação: Coordenação Colegiada

Todas as informações e dados aqui publicados foram enviados à Plataforma MROSC por meio do preenchimento do formulário Perfil das Plataformas Estaduais. Veja AQUI a síntese das respostas que foi apresentada na Plenária das Plataformas Estaduais em 2020.

Plataformas estaduais, divulguem suas ações aqui.

Divulgar