Skip to main content

Criado com o intuito de reconhecer as Organizações Não Governamentais que mais se destacaram pela transparência e gestão em suas atuações, o prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil ajuda a visibilizar o trabalho das ONGs em benefício da sociedade para doadores, patrocinadores e voluntários. Hoje são cerca de 300 mil ONGs, ou OSCs – Organizações da Sociedade Civil, atuando no Brasil. A terceira edição da premiação, organizada pelo Instituto Doar, a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, foi realizada em novembro último, no Teatro J. Safra, em São Paulo.

Welinton Pereira, Diretor de Relações Institucionais e Advocacy da Visão Mundial, organização signatária da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil (Plataforma MROSC), reforçou em entrevista a importância de ganhar um prêmio como esse para garantir a idoneidade da instituição frente as doações que recebem.
Já Donizetti Dimer Giamberardino Filho, diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, outra instituição signatária da Plataforma MROSC premiada, afirmou “Este prêmio reforça o nosso compromisso com a excelência na gestão, que promove a melhoria contínua dos nossos indicadores e se reflete, diretamente, na qualidade da assistência e do cuidado que prestamos às crianças e aos adolescentes do Brasil”.

O prêmio avalia 47 critérios relacionados à estratégia de atuação, representação, gestão, planejamento, financiamento e comunicação das organizações inscritas. Segundo o presidente da instituição Hospital Pequeno Príncipe, Marcelo Straviz, o objetivo do prêmio é fortalecer a cultura da doação, reforçando a confiabilidade de cada organização. “Quando apontamos, por meio do prêmio, quais entidades têm se destacado na gestão de recursos, estamos certificando que é seguro doar e incentivando outras entidades a seguirem modelos transparentes de gestão”, comenta.

Outra signatária da Plataforma MROSC premiada, a Casa Arte Vida, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, ressaltou a importância de um prêmio como esse para a credibilidade do projeto que mantêm e para a captação de recursos, já que a organização sobrevive às custas de doações de pessoas físicas e jurídicas. “Essa premiação é uma grande chancela para nosso trabalho, e veio em um momento oportuno, onde estamos provisionando as atividades para o ano de 2020. O grande desafio neste momento é saber transformar essa premiação em recursos financeiros, técnicos e humanos (através de voluntariado e parcerias), para que possamos dar continuidade e ampliar as atividades oferecidas. É um momento de muita felicidade para a equipe gestora, que se certifica de estar trilhando o caminho das boas práticas para bons resultados”, disse Roberta Macedo, da Coordenação de Projetos da OSC.
A escolha das 100 Melhores ONGs começou em abril. Pela primeira vez, entidades de todos os estados brasileiros participaram da seletiva. A primeira fase contou com 757 inscritos, um crescimento de 12% em relação ao número de participantes de 2018.

A Associação Aliança de Misericórdia, também signatária da Plataforma MROSC, recebeu o prêmio pelo segundo ano consecutivo em 2019, e com um trabalho filantrópico com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, e também em outros países como Moçambique, Portugal, Itália, Bélgica, Venezuela, República Dominicana e Polônia, realiza aproximadamente 700.000 atendimentos por ano.

Segundo Padre Custódio, presidente da Aliança “é uma alegria muito grande termos o reconhecimento do nosso trabalho. Realizamos ações que mudam a sociedade e transformam o mundo. A aprovação social diante do prêmio demonstra que o trabalho da Aliança é ético e honesto. Nosso desejo é servir os mais pobres; foi com as pessoas em situação de rua que o trabalho de fato aconteceu. Com esforço e reestruturação completaremos 20 anos de Movimento. Aquela pequena Comunidade hoje é uma família que trabalha pelo mundo todo.

A Plataforma por um Novo Marco Regulatório das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) é uma rede representativa de diversos movimentos sociais, entidades religiosas, OSCs, institutos, fundações privadas e cooperativas da economia solidária, criada em 2010 com a finalidade de definir uma agenda comum de incidência da sociedade civil brasileira, em prol da melhoria de seu ambiente de atuação, seja pela regulação, seja por produção e apropriação de conhecimentos. Composta atualmente por cerca de 400 organizações, Fóruns, Redes e Grupos, cuja rede indireta alcança mais de 50 mil entidades, a Plataforma destaca o papel das OSCs como patrimônio social brasileiro e pilar de nossa democracia.

 

Fontes Externas:

https://melhores.org.br/em2019/
http://pequenoprincipe.org.br/noticia/hospital-pequeno-principe-e-eleito-uma-das-100-melhores-ongs-do-brasil/
Fotos Associação Aliança de Misericórdia: Nayane Ramos
Fotos Hospital Pequeno Príncipe: Thelma
Fotos Visão Mundial: Welinton Silva

One Comment

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support