Skip to main content

Por Isis Dias

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 14, audiência pública proposta pela Comissão Temporária da Covid-19, que acompanha as ações de combate à pandemia. Na audiência, presidida pelo Senador Confúcio Moura (MDB-RO), o Projeto de Lei 4.113/2020, que trata de um regime transitório para as parcerias entre a Administração Pública e as OSC, foi debatido por representantes de Organizações da Sociedade Civil.

O objetivo do PL 4.113/2020 é garantir maior segurança jurídica para as parcerias com  as Organizações da Sociedade Civil, que, desde o início da pandemia, foram essenciais no repasse de recursos emergenciais às populações mais vulneráveis do Brasil.

A pandemia tem gerado dramáticas consequências em todo o mundo e, diante de todo esse triste e preocupante cenário, a Plataforma MROSC tem se mobilizado a desenvolver ações que disponibilizem às Organizações da Sociedade Civil a ajuda necessária no enfrentamento às crises sanitárias e sociais provocadas pelo coronavírus. Um exemplo é o PL 4.113/20, proposta fruto de uma articulação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da OSC com a Plataforma MROSC.

Clique aqui para acessar a Nota Técnica elaborada pela Plataforma MROSC.

Na audiência, Laís Lopes, assessora jurídica da Plataforma MROSC e Ex-Assessora especial da Secretaria-Geral da Presidência da República para o MROSC, destacou o quanto é urgente olhar para o campo da sociedade civil organizada com cada vez mais estratégias de estímulo. “É necessário a gente continuar essa mobilização e, inclusive, ter uma cultura de doações no país para além da pandemia, a pandemia só torna tudo mais emergente. É necessário que todos entendam o papel desses atores da sociedade civil, que se disponibilizam a se organizarem enquanto cidadania brasileira a atuarem em temas que são tão caros para o nosso país, em todas as áreas de atuação: saúde, educação, cultura, defesa do meio ambiente e em áreas de desenvolvimento de tecnologia”.

Mauri Cruz, membro da Diretoria Executiva da ABONG e do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, trouxe em sua fala a importância das OSC para a relevância social, por estarem na linha de frente das temáticas sociais da sociedade brasileira em geral. O representante da Plataforma MROSC  também destacou a importância econômica das OSC para o país, citando o mapa elaborado pela IPEA, que indica que existem mais de 800 mil Organizações em todo o Brasil. Segundo o mapa, as OSC empregam diretamente mais de 3 milhões de profissionais, gerando uma movimentação de aproximadamente 3% do PIB nacional. Além disso, Mauri reforçou a segurança jurídica que o PL vai proporcionar, fortalecendo a urgência da aprovação.

A Procuradora do Município de Salvador, Lílian de Azevedo, finalizou a sua fala solicitando a aprovação do PL e ressaltando a sua importância. O PL trará diretrizes que irão conduzir melhor o administrador público no combate à pandemia. A aprovação deste Projeto de Lei é um ganho para todos, sejam Organizações de Sociedade Civil, seja o Poder Público e toda a sociedade em geral.”

Ainda na oportunidade, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) ressaltou a importância do Projeto de Lei 4113/20 e ainda criticou a criminalização das Organizações. “O desmerecer às Instituições ocorre para justificar o não repasse dos recursos públicos”.

Por fim, o senador Confúcio Moura, agradeceu imensamente a presença dos participantes e comprometeu-se a defender, na sessão prevista para esta terça, (15), no Plenário Virtual, a inserção do Projeto na pauta.

 

 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support