Skip to main content

O Governo do Acre divulgou hoje, decreto nº 11.235 de 2 de Maio, que cria o CONFOCO/AC, fruto da articulação da Plataforma MROSC com o poder público. 

Hoje, dia 10 de maio, é um dia de vitória para as Organizações da Sociedade Civil do estado do Acre, pois o governo publicou o decreto de criação do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (CONFOCO), órgão destinado ao diálogo entre a sociedade civil e a Administração Estadual para a implementação e qualificação das parcerias regidas pela Lei Federal nº 13.019/2014.

“A Plataforma MROSC Acre está muito feliz com a assinatura do decreto. Esse é o fruto de uma luta incansável, de eventos e articulações políticas”, menciona Álvaro Mendes, representante da Plataforma MROSC Acre, referindo-se à caminhada que a Plataforma Estadual percorreu no último ano para conseguir essa conquista. 

Em junho de 2022, Rio Branco/AC recebeu o I Encontro Regional da Plataforma MROSC, no qual foram definidas as prioridades da Agenda MROSC para a região Norte. Durante o evento, a Plataforma Acre criou um Grupo de Trabalho, o qual realizou a discussão diversas reflexões junto ao Secretário da Casa Civil do Governo do Acre, Sr. Júlio Cezar Costa, e equipe técnica da SeGov. 

O estado do Acre dá um passo importante no fortalecimento das relações entre o poder público e as organizações da sociedade civil e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do estado. Espera-se que haja uma maior efetividade e transparência nas políticas públicas, fortalecendo a democracia e garantindo uma maior participação da sociedade na construção de um futuro mais justo e igualitário.

Segundo Álvaro Mendes, mesmo que hoje seja um dia de vitória, a luta ainda não acabou, pois os próximos passos envolvem o processo de negociação com a Assembleia Legislativa para publicação da Lei, pois já avançamos com a proposta da minuta em várias audiências públicas. “É importante que essa lei seja aprovada para que possamos garantir a segurança jurídica das parcerias entre o poder público e as Organizações da Sociedade Civil do nosso estado”.

Segundo Candice Araújo, do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, a Sociedade Civil Acreana destacou-se pelo protagonismo na provocação da pauta junto aos atores estratégicos do poder público estadual. “Parabenizamos a atuação da Plataforma MROSC Acre e as/os parceiras/os envolvidas/os em todas as etapas necessárias para atingirmos mais uma conquista. Essa luta é nossa!” conclui a assessora.

Confira o decreto completo

2 Comments

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support