Skip to main content

No dia 31 de Maio, depois do Encontro Regional, a Plataforma MROSC realizou o Encontro Regional de Mulheres, o qual trouxe reflexões sobre o protagonismo das mulheres no âmbito das organizações da sociedade civil e a importância delas na luta pelos direitos humanos no Brasil.

Em uma fala emocionante, Eliana Rollemberg, socióloga e representante da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) Comitê Facilitador da Plataforma MROSC e Vice-Presidente do CONFOCO/BA, compartilhou um pouco de sua vida dedicada à luta pela defesa dos direitos humanos. Eliana falou sobre o período da Ditadura Militar, no qual sua luta pelos direitos humanos a levou a enfrentar momentos extremos, como tortura e exílio. Segundo ela, mesmo durante esses momentos, ficava evidente a diferença com que muitas mulheres eram tratadas, sendo deixadas de lado por seus companheiros. Eliana relatou também as dificuldades de conciliar sua luta com a dedicação à sua família. As mulheres representantes das organizações signatárias presentes também compartilharam um pouco de suas histórias de luta, superação e caminhada dentro das OSC.Também teve quem compartilhou experiências muito difíceis, de assédio e violência doméstica e nos ligares de trabalho. 

Teresa Cristina Bruel dos Santos, doutora em psicologia e membro da organização feminista Coletivo Feminino Plural, de Porto Alegre, destacou a importância do olhar das mulheres nas lutas das organizações e na luta contra o machismo dentro desses espaços. Teresa fez um panorama geral das mulheres como mães, profissionais e seres humanos, convidando as mulheres a considerarem suas ações como ações políticas, assim como o corpo, como um corpo político. Sua fala incentivou as mulheres presentes a compartilharem suas realidades e resgatarem momentos de luta. “É importante promover espaços de discussão como este para que a luta das mulheres seja mais visível perante a sociedade. Não podemos mais tolerar violências de gênero e devemos desenvolver estratégias para que as mulheres saibam como combater qualquer forma de discriminação!”, concluiu a palestrante.

O evento encerrou com as mulheres voltando seus olhares para o Encontro Nacional de Mulheres da plataforma MROSC, destacando a importância de também abordar o Encontro Nacional em agosto e setembro deste ano.

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support