Skip to main content

Na última quinta-feira, foi concluído o Encontro Regional Centro-Oeste da Plataforma MROSC, que reuniu aproximadamente 50 representantes da região em Brasília. Esse encontro faz parte do projeto de Fortalecimento e Regionalização da Plataforma MROSC, realizado pela Cáritas Brasileira e o ELO, com o apoio financeiro da União Europeia. Os Encontros Regionais têm como objetivo fortalecer os laços entre as organizações dos estados, compartilhar experiências, discutir avanços e desafios relacionados à implementação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil em cada região, além de refletir sobre os impactos e resultados alcançados até o momento e planejar estratégias e ações futuras para fortalecer a Agenda MROSC.

Sérgio Cássio, referente da Plataforma DF

O Encontro teve início no dia 10 de abril com uma análise coletiva da conjuntura, na qual foram abordados temas relevantes para a região Centro-Oeste, como meio ambiente, agronegócio, violência, atual governo e saúde mental. Também foi destacada a falta de recursos nas organizações da sociedade civil como um desafio a ser enfrentado. Por outro lado, foi ressaltada a importância da cultura e das pautas anti-racistas e anti-patriarcais como elementos de transformação para a sociedade. José Antônio Moroni, do INESC, enfatizou a importância de continuar trabalhando juntos, buscando soluções inovadoras e promovendo ações concretas para enfrentar esses desafios.

Em seguida, Angélica Tomassini e Nivea Martins, da assessoria de comunicação da Plataforma MROSC, abordaram a relevância da comunicação, ressaltando a importância do contato constante entre as Plataformas e Articulações Estaduais com a Plataforma MROSC nacional. Elas destacaram a necessidade de troca de informações, compartilhamento de boas práticas e alinhamento de estratégias de comunicação para ampliar o alcance das ações, fortalecer a visibilidade das organizações e promover uma maior articulação em prol das causas defendidas pelo terceiro setor. “A união e colaboração entre as Plataformas/Articulações Estaduais e a Plataforma Nacional são fundamentais para avançar em direção aos objetivos comuns a nível nacional e regional”, concluiu Angélica. 

Carla Alexandra Rodrigues, do Instituto Mana do Céu Para Os Povos, nova referente do estado MS

Durante o encontro, também foi ressaltada a importância de identificar lideranças locais, realizar busca ativa por outras organizações signatárias e mapear as atuais signatárias. , foi nomeada como pessoa referente do estado do Mato Grosso do Sul e expressou sua honra em contribuir para a efetivação da Agenda MROSC no estado. Também foram sugeridas a atualização constante das informações e a incidência com os deputados estaduais, por meio de reuniões virtuais. Esses encaminhamentos demonstram o compromisso e a vontade de fortalecer as organizações da sociedade civil, promovendo a troca de conhecimentos, a colaboração mútua e o engajamento político para criar um ambiente mais favorável às ações sociais e ao desenvolvimento das comunidades.

No dia seguinte, Candice Araújo, representante do ELO no Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, provocou uma sistematização colaborativa do primeiro dia, a partir da colaboração dos presentes e deu continuidade à programação com a análise das Agendas MROSC. Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre os eixos da Agenda MROSC, como contratualização, certificação e sustentabilidade. Durante a tarde, foi realizada uma Roda de Diálogo com o Poder Público, proporcionando espaço para que as vozes da sociedade civil fossem ouvidas e consideradas pelos gestores públicos. Essa iniciativa fortaleceu a representatividade democrática e contribuiu para uma governança mais transparente e responsável.

Durante a Roda de Diálogo, os representantes do poder público expressaram sua disponibilidade para trabalhar em conjunto com as organizações da sociedade civil, visando superar os obstáculos e avançar na implementação do MROSC. Silvio Sant’Ana, do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, destacou que a interação promovida nesse encontro permite a construção de políticas públicas mais adequadas, o estabelecimento de parcerias efetivas e fortalece a cidadania ativa. Ele ressaltou que as vozes da sociedade civil são essenciais e devem ser levadas em consideração, fortalecendo a representatividade democrática e contribuindo para uma governança transparente e responsável.

Em conclusão, Luciana Holanda, assessora do Mandato da Deputada Estadual Dayse Amarílio, compartilhou as reflexões da deputada e destacou as ações em busca do fortalecimento da parceria entre governo e sociedade civil.

O Encontro Regional Centro-Oeste da Plataforma MROSC foi mais um passo importante na busca por uma maior articulação entre as organizações da sociedade civil e o poder público, visando a implementação efetiva do Marco Regulatório e o fortalecimento da Agenda MROSC. A troca de experiências, as discussões realizadas e os encaminhamentos propostos durante o encontro representam um compromisso coletivo em enfrentar os desafios e buscar soluções inovadoras para promover o desenvolvimento social e o exercício pleno dos direitos das comunidades atendidas pelas organizações da sociedade civil na região Centro-Oeste.

Texto: Angelica Tomassini, assessoria de comunicação do ELO 

Revisão: Candice Araujo, Comitê Facilitador da Plataforma MROSC

Fotos: Bianca Marconato, do Instituto Mana do Céu Para Os Povos

 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support