Skip to main content

A Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Plataforma MROSC, segue empenhada nas ações de incidências regionais no país. O evento ocorrerá presencialmente nos dias 29 e 30 de novembro de 2022 no Ceará, com programação todos os dias das 09h às 17h. Tem como principal pauta, o levantamento dos avanços e desafios da agenda MROSC e debate sobre o papel das OSC, identificando quais estratégias serão priorizadas pela Região.

Para articular a participação das organizações das regiões que compõem o Nordeste, foram realizadas diversas reuniões de alinhamento e planejamento para a ação. Segundo Candice Araújo, assessora do ELO, “foi um momento importante para reforçar o sentimento de pertencimento à Plataforma, visto que as instâncias estaduais contribuíram com a definição dos temas a serem aprofundados, assim como com os critérios a serem utilizados na definição dos participantes da atividade, devido ao limite de até 60 pessoas. Acredito que essa ação contribuirá ainda mais para a consolidação da Plataforma BA, SE e PE”. Foi definido em conjunto com as  signatárias, em 6 reuniões de alinhamento, a programação dos dois dias de atividade, o local onde será realizado o evento, as/os convidadas/os para potencializar esse momento, e a roda de diálogo com o poder público, um dos momentos acolhidos coletivamente e que garantirá um diálogo com representantes da Bahia, de Sergipe, de Pernambuco e do Ceará que foram convidados a comparecer.

Também foi possível articular com a universidade Uniateneu na disciplina de Extensão, onde 10 (dez) discentes participarão da atividade e poderão executar uma atividade complementar na medida em que assumirão a relatoria do evento. 

Érika Correia da organização Mais Sociais, membro da comissão executiva da Plataforma MROSC PE e signatária da Plataforma, contemplada do edital do Fundo OSC, conta qual é a sua expectativa de participar do encontro: “A expectativa para o Encontro Regional é a melhor possível, pois sei que será mais um marco da retomada dos encontros presenciais depois de tudo que vivemos, e a importância é ímpar, pois teremos um espaço dedicado para discussão, proposição e planejamento do retorno da pauta MROSC ao centro das atenções do Nordeste.” 

Durante a programação teremos, também, o Encontro Regional de Mulheres a ser realizado no dia 01 de dezembro de 2022, com o tema Mulheres na política: ocupando espaços de liderança. Luise Villares, assessora nacional da Cáritas Brasileira e referência na área através do Comitê Mulheres e Equidade de gênero, fala da expectativa de realizar o primeiro encontro regional de mulheres de forma presencial. “Será uma oportunidade única de reunir mulheres de todos os estados do Nordeste e contribuir na construção de novos caminhos mais igualitários para a sociedade civil. Encontros como esse são importantes para debater como a mulher pode ter uma participação mais ativa na política e em espaços de liderança. É preciso pensar como as OSC podem auxiliar a participação feminina na política brasileira e o papel da mulher na sociedade.”

Durante o evento, teremos a participação das assessoras nacionais da Cáritas Brasileira. Laura Hêmilly incentivará  o diálogo sobre trabalho, representatividade e violência política de gênero, enquanto Luise conversará sobre as mulheres da Plataforma MROSC. Além disso, teremos falas das representantes das Plataformas Estaduais para enriquecer o debate na roda. Para saber mais da programação em nossas redes sociais. 

2 Comments

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support