Skip to main content

O projeto Fortalecimento e Regionalização da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil termina, neste mês, seu quarto ano de atuação. A ação é uma realização da Cáritas Brasileira e do ELO – Ligação e Organização e tem apoio financeiro da União Europeia, e tem sua implementação prevista até setembro de 2023. 

A ação visa o fortalecimento da atuação das Organizações da Sociedade Civil na construção de um ambiente legal, político e institucional favorável, que avance na implementação federativa da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, a fim de promover a participação cidadã no desenvolvimento sustentável.

Desde o início do projeto, a ação conseguiu expandir a presença de signatárias da Plataforma para todos os estados Brasileiros, atualmente contando com aproximadamente 2240 OSC signatárias. Realizou-se 13 Caravanas MROSC Estaduais, no Centro-Oeste, AC,  PA, MA, PI, CE, RS, SP, AM, RJ, PE),  e 01 Encontro Regional, 05 Encontros Nacionais, 03 Encontros Locais de Mulheres, 03 Plenárias das Signatárias e 03 Seminários Nacionais. Ainda, fomentou a criação de 10 Plataformas Estaduais e desde então tem trabalhado para o seu fortalecimento e consolidação. 

No eixo da incidência política, a Plataforma participou de diversas reuniões de articulação, rodas de conversa, lives, oficinas sobre a agenda ampla MROSC e apresentou17 proposições legislativas ou políticas para fortalecimento do espaço institucional para atuação das OSC e 56 ações de incidência, dentre elas,  ações de advocacy, participações em audiências públicas, seminários, conferências, reuniões com representantes do poder público, parlamentares, dentre outras.

Neste período, o projeto também viabilizou a elaboração de 52 publicações, dentre elas,, notas técnicas, boletins legislativos, cartilhas e pareceres sobre a agenda regulatória das OSC. Por fim, através da linha de apoio a terceiros, a Plataforma já viabilizou a subvenção de 95 OSC e Articulações, tanto para ações relacionadas ao aprimoramento do ambiente regulatório quanto no combate aos efeitos da pandemia.

Os próximos passos neste último ano de atuação serão a realização  de 04 Encontros Regionais, reunindo organizações do Nordeste,Sudeste e Sul; 03 Encontro Locais e um Seminário Nacional de Mulheres, além de continuar com o fomento da regionalização e interiorização da Agenda MROSC.

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support