Em Julho de 2022, durante o X Encontro Nacional das Signatárias da Plataforma MROSC, foi legitimada a Carta Compromisso aos/às elegíveis em 2022, elaborada pelo Comitê Facilitador da Plataforma MROSC. O documento resume em nove pontos as principais reivindicações das Organizações da Sociedade Civil exigidas aos/as eleitos/as nas eleições de 2022. (Leia aqui)
O objetivo da carta é ser assinada por aqueles/as que se comprometem com a agenda regulatória das Organizaçõe da Sociedade Civil (OSC), reconhecendo o papel essencial das OSC na construção e manutenção da democracia, da defesa e promoção de direitos políticos e sociais, participando, inclusive, na implementação das políticas públicas.
Foram mobilizados mais de 60 candidatos/as parlamentares a nível federal. Destes, cerca de 25 elegíveis do PSB, PSDB, PT, PSOL e PCdoB já se comprometeram com a agenda. No Congresso Nacional, a mobilização focou em candidatos/as que integram a a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Organizações da Sociedade Civil.. As lideranças do PSB e PT também se comprometeram a ler o documento e divulgar em suas bancadas.
A nível estadual, já assinaram a carta candidatos/as em Minas Gerais, Santa Catarina e na Bahia. Destaca-se o esforço feito pelos representantes da Plataforma MROSC-BA e do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (Confoco)-BA que entregaram a Carta Compromisso para assinatura aos/às Deputados/as estaduais, Marcelino Galo (PT/BA), Jacó (PT/BA) e Neusa Cadore (PT/BA), candidatos a reeleição e para o candidato ao governo do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e para o senador Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição.
Em relação ao cargo de presidente, a Plataforma participou de uma série de mobilizações para garantir a entrega da Carta aos/às elegíveis. A carta foi enviada para a coordenação de campanha de Ciro Gomes (PDT), Felipe d´Ávila (NOVO), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB). Para entregar ao candidato Lula, adicionalmente houve uma tentativa organizada pela Plataforma SE em atividade em Aracaju. Em Montes Claros, Minas Gerais, a Dep. estadual e candidata à reeleição, Leninha (PT) juntamente com o então Dep. e candidato a deputado federal Paulo Guedes, também buscaram fazer a entrega diretamente ao candidato. Também em Ipatinga, em Minas Gerais, houve uma tentativa de entrega ao Lula. Em São Paulo, a Plataforma, através da UNICOPAS, participou da agenda do candidato com cooperativas e a carta foi novamente entregue a equipe de sua campanha. Além disso, Gilberto Carvalho, integrante da Coordenação de Campanha, também foi pessoalmente mobilizado. A Plataforma MROSC segue na tentativa de entregar pessoalmente ao petista.
Veja abaixo a relação de candidatos/as que até o momento assinaram a Carta.
Candidatos ao Governo
- Jerônimo (PT/BA)
Candidatos ao Senado
- Otto Alencar (PSD)
Candidatos a Deputado Federal
- Dep. Afonso Florence (PT/BA)
- Dep. Airton Faleiro
- Dep. Maria do Rosário
- Dep. Alice Portugal
- Dep. Alessandro Molon (PSB/RJ)
- Dep. Alexandre Frota (PSDB/SP)
- Dep. Alexandre Padilha (PT/SP)
- Dep. Bira do Pindaré (PSB/MA)
- Dep. Camilo Capiberibe (PSB/AP)
- Dep. Carlos Veras (PT/PE)
- Dep. Fernanda Melchionna (PSOL/RS)
- Dep. Frei Anastácio (PT/PB)
- Dep. Helder Salomão (PT/ES)
- Dep. Jandira Feghali (PCdoB/RJ)
- Dep. João Daniel (PT/SE)
- Dep. Lidice da Mata (PSB/BA)
- Dep. Luiza Erundina (PSOL/SP)
- Dep. Dionilson Marcon (PT/RS)
- Dep. Padre João (PT/MG)
- Dep. Paulão (PT/AL)
- Dep. Paulo Teixeira (PT/SP)
- Dep. Sâmia Bomfim (PSOL/SP)
- Dep. Tabata Amaral (PSB/SP)
- Dep. Vivi Reis (PSOL/PA)
- Paulo Guedes (PT)
- Leonardo Firmino Dos Santos (PP/MG)
Candidatos a Deputado Estadual
- Leninha (PT/MG)
- Cecília Ferramenta (PT/MG)
- Marcelino Galo (PT/BA)
- Neusa Cadore (PT/BA)
- Jacó (PT/BA)
- Mandato feminista do Bem Viver (PSOL/SC)