Skip to main content
O evento reuniu diversas instituições para troca de experiências e construção de estratégias de mobilização social para reduzir desigualdades e garantir direitos humanos.

No dia 27 de julho, a assessora nacional da Cáritas Brasileira e coordenadora do projeto da Plataforma MROSC, Marcela Vieira, esteve presente no Seminário de Diálogos sobre inclusão social: desafios e contribuições de diferentes atores para reduzir as desigualdades. O evento teve como objetivo promover a discussão sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, bem como fortalecer o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

A reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições que atuam na garantia dos direitos humanos e sociais. Durante o encontro, os participantes compartilharam suas experiências e desafios enfrentados na implementação da Agenda 2030 e dos ODS. Para facilitar o diálogo, foram realizados trabalhos em grupos ao longo do dia.

Pela parte da manhã, ocorreram as mesas de apresentações, nas quais estiveram presentes representantes de consulados da Espanha e dos ministérios do governo brasileiro. A Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kelli Mafort, ressaltou a importância da plataforma MROSC e a necessidade de instalação do CONFOCO (Conselho Nacional de Fomento e Colaboração), destacando também a relevância da mobilização das OSCs para a concretização dos objetivos estabelecidos.

Durante a tarde, os participantes trabalharam em grupos, utilizando suas experiências para construir estratégias de mobilização social. Nesse contexto, Marcela Vieira e demais representantes presentes destacaram a importância da atuação em rede das OSCs e a relevância de sua incidência na garantia de direitos fundamentais, contribuindo assim para a redução das desigualdades sociais.

O seminário foi um momento de reflexão e afirmação da importância do trabalho conjunto entre diferentes atores e organizações para enfrentar os desafios que se apresentam na luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. As discussões e estratégias traçadas durante o evento visam fortalecer a atuação das OSCs e promover avanços significativos rumo aos objetivos da Agenda 2030.

Leave a Reply