Skip to main content

Foto Coletivo Àwa

Nos dias 02 a 04 de dezembro, Luise Villares, Assessora Nacional da Cáritas Brasileira, representou a Plataforma MROSC no Encontro Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, realizado em Luziânia, estado de Goiás. O evento contou com a participação de 118 representantes e integrantes da Plataforma pela Reforma Política, a qual é uma articulação de movimentos, entidades, fóruns e redes que atuam para mudar a forma como o sistema político brasileiro está organizado institucionalmente. 

A atividade iniciou com uma análise de conjuntura coletiva, com fala de 18 representantes da sociedade civil. Continuou com a apresentação sobre a Plataforma, trabalho em grupo e debate coletivo, com o objetivo de pontuar as estratégias prioritárias por uma maior participação social e para ter uma reforma efetiva em torno dos cinco eixos da articulação: resultados eleitorais e seus impactos; rumos políticos; crescimento da extrema direita; fundamentalismo; cultura política; economia e democracia; e retomada de direitos. Todas as falas reforçaram a importância de um olhar interseccional sobre as pautas debatidas pela Plataforma, tendo a compreensão do racismo, machismo e classicismo que estruturam a sociedade brasileira.    

Luise Villares, assessora Nacional da Cáritas Brasileira

Luise Villares, membro do Comitê Gestor da Plataforma MROSC e coordenadora do Eixo Mulheres da Plataforma MROSC, apresentou a parceria entre a Plataforma MROSC e a Plataforma pela Reforma Política, destacando em sua fala a importância da sinergia entre as ações realizadas em conjunto. “Neste momento, é essencial que estejamos construindo pontes para a consolidação de um outro sistema político, principalmente relacionado a democracia com enfoque nas relações de gênero. Precisamos criar mecanismos e condições sociais para as mulheres viverem uma experiência de identidade política. Por isso, estamos propondo uma ação compartilhada, dentro da Campanha 21 dias de ativismo, entre mulheres, e entre homens e mulheres, comunicando que precisamos de mais mulheres ocupando espaços de poder para que nossas reivindicações possam ser explicitadas, reconhecidas e contempladas com equidade de gênero no campo da política.” 

No final do encontro foi eleito o novo Grupo de Referência (GR) da Plataforma pela Reforma Política com 19 organizações envolvidas. O novo GR fica responsável por facilitar a articulação política, conduzir as estratégias e decisões construídas coletivamente. A instância ficou assim constituída: 

  1. INESC
  2. MCCE – Movimento Contra Corrupção Eleitoral
  3. ABONG – Associação Brasileira de Ong’s
  4. AMNB – Articulação Organização de Mulheres Negras Brasileiras – representada por NZINGA Coletivo de Mulheres Negras 
  5. CENARAB
  6. INTERVOZES – Coletivo de Comunicação
  7. FAOR – Fórum da Amazônia Oriental
  8. CONIC – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs
  9. Rede Afro LGBT
  10. CMP – Central dos Movimentos Populares
  11. Cáritas Brasileira
  12. RBJA – Rede Brasileira de Justiça Ambiental
  13. Instituto EcoVida
  14. CEDENPA – Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará
  15. Coletivo Arewá
  16. Instituto Soma Brasil
  17. Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
  18. LesBiTrans Amazônia Juventude e plural
  19. Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNBL)

Na avaliação geral do encontro, foi destacada a autonomia da Plataforma e o potencial das organizações de seguirem se articulando e construindo lutas coletivas em defesa de uma democracia que contemple a diversidade da população brasileira e descentralize os espaços de poder historicamente demarcados. Após um ano tão desafiador, o Encontro Nacional da Plataforma pela Reforma do Sistema Político possibilitou renovar as energias e acreditar em um novo ciclo político mais esperançoso.

One Comment

  • José Aparecido dos Santos disse:

    A Plataforma Nacional dos Movimentos Sociais-PNMS-Bralilia-DF, resumidamente, já encerra em sua denominação, a gigantesta potencialidade de suas possibilidades coletivas!
    É preciso acreditar demais nesta força vulcânica nata!

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support