Por Isis Dias
Cerca de 60 representantes das Organizações da Sociedade Civil de todo o país participaram do IX Encontro Nacional de Signatárias nas manhãs desta terça-feira e quarta (28/09 e 29). Neste último Encontro, as entidades que aderiram aos princípios da Plataforma refletiram sobre as estratégias e prioridades para 2022 e aperfeiçoamento da estrutura e do funcionamento da Plataforma MROSC.
No primeiro dia, a reunião, que aconteceu através da plataforma Zoom, contou com a facilitação de Domingos Armani e com as falas iniciais iniciais das integrantes do Comitê Facilitador Aldiza, Representante da Fundação Grupo Esquel Brasil, e Eliana Rolemberg, Presidente do CONFOCO-BA e representante da CESE, pelo segmento defesa de direitos, que fizeram uma breve contextualização e orientaram o debate que estava por vir sobre os desafios à Agenda MROSC e possíveis estratégias.
No primeiro dia (28), logo após as apresentações da Agenda e Metodologia da atividade, os participantes foram divididos em salas simultâneas para a realização dos trabalhos de grupos. As questões que nortearam as reflexões foram:
- Quais os desafios estratégicos colocados à “Agenda MROSC” no atual período (out/2021 – dez/2022)?
- Quais devem ser as estratégias da plataforma MROSC no período?
Após a realização dos debates, um representante de cada grupo apresentou os principais pontos apresentados na discussão. Para finalizar o primeiro dia do IX Encontro Nacional de Signatárias, Domingos Armani apresentou uma sistematização e reflexões sobre os principais pontos destacados nos trabalhos de grupo.
No 2º dia do Encontro (29), Daniel Rech, Assessor Jurídico da UNICOPAS e da UNICAFES e membro do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC apresentou, logo no início, a sistematização do dia anterior e também os pontos que seriam refletidos no segundo dia. Após a sistematização feita por Daniel Rech, foi dada a palavra a Welinton Silva, diretor de Advocacy e Relações Institucionais na Visão Mundial Brasil,para que fosse formalizada, no IX ENS, a saída da Organização do Comitê Facilitador da Plataforma.
Neste dia, houve também a formação de trabalhos de grupos, desta vez, para que os participantes, juntamente com os membros do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, pudessem refletir sobre o documento, enviado anteriormente aos participantes, sobre “Identidade, organização e estrutura” da Plataforma. O texto também foi lido, pelos grupos, que validaram, complementaram e fizeram considerações acerca das informações apresentadas no documento. Os pontos destacados para as discussões nos grupos foram: Articulações e Plataformas Estaduais, Plenária das Plataformas Estaduais, GTs, Comunicação e Comitê Facilitador.
Assim que os grupos finalizaram as reflexões sobre o documento, na Plenária, Domingos Armani foi, a cada tópico do documento, revisando toda a redação a partir das considerações feitas nos grupos. Além disso, participantes e integrantes do Comitê Facilitador, já na Plenária, interagiram partilhando análises e sugestões a fim de contribuir com a redação final do documento.
Entre os principais encaminhamentos do IX Encontro está a revisão da redação do documento de Governança da Plataforma, que foi feita no decorrer da atividade.