A história da criação da Plataforma MROSC Bahia está vinculada ao processo nacional, iniciado em 1996. Em novembro de 2013 ABONG, CÁRITAS e CESE promoveram uma Audiência Pública na qual foi firmada uma carta-compromisso que previa reforçar a relação entre as organizações e autoridades.
Durante o Seminário Nordeste, foi criado o GT MROSC Bahia, o qual envolve os estados de Bahia e Sergipe. Em 2016, a Plataforma BA apresentou o programa PROAP – Programa de Estudos Aplicados em Administração Política, o qual propiciou, entre outras ações, a realização de curso de formação sobre o MROSC, com painéis em diversas regiões da Bahia. O Ponto de Gestão MROSC é um projeto construído a par.tir da iniciativa das OSC, para aprofundar o grau de articulação construído e buscar parcerias com programas importantes da Escola de Administração da UFBA, como o PROAP – Programa de Estudos Aplicados em Administração Política e o PDGS – Programa de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social, os quais contribuíram para tornar esse projeto possível.
Em 2017, a Plataforma Bahia tomou posse como conselheira no CONFOCO BA – Conselho Estadual de Fomento e Colaboração, destinado a atuar como instância consultiva e propositiva, na formulação, implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de parcerias de mútua cooperação.
Informações gerais
Data de criação: Novembro 2013
Número de OSC integrantes: aproximadamente 260
Instância de Coordenação: Coordenação Colegiada
- KOINONIA – Camila Chagas: camilachagas@koinonia.org.br
- GAPA – Rosa Marinho: rosaa.marinho@hotmail.com
- MOC – Célia: – celia@moc.org.br
- Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia – Tiago Muniz
- ForumLGBT – Bárbara Alves