Skip to main content

Na última quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, ocorreu em Rio Branco – AC, o Seminário sobre a Consulta Pública do Marco Regulatório para o estado do Acre, com a presença de representantes do poder público do estado e movimentos sociais. Durante o evento foi discutida a implementação da Lei n° 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSC) e a criação do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração – CONFOCO no estado.

 

Lucas Seara, entrevistando pela TV Rio Branco

“O Marco Regulatório beneficia a sociedade, pois quem recebe o serviço prestado através das parceria entre as OSC e o poder público, são os cidadãos mais vulneráveis”, afirma Lucas Seara, coordenador do OSC Legal Instituto que participou do seminário com uma pauta formativa, juntamente com Candice Araújo, assessora do ELO e Laís Figueiredo Lopes, consultora jurídica da Plataforma MROSC. Os três formaram a equipe de consultoria que auxiliou a Plataforma MROSC AC e o poder público estadual a aprofundar o tema durante o encontro.

“A minuta da lei foi o produto de uma articulação política/administrativa entre a gestão pública e os movimentos sociais do estado”, comenta Álvaro Mendes, da ABORDA e referência da Plataforma MROSC Acre. Ele ressaltou a participação do Governo e da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, através do deputado estadual Pedro Longo, líder do governo, o qual  disse que a adaptação da lei ao contexto do Acre é importante para as entidades sociais no estado. “Esse momento é fundamental para decidirmos como vamos dar seguimento à implantação dessa lei no Acre. As instituições da sociedade civil prestam um importante trabalho de assistência junto com o Estado. Vamos ter uma uniformidade nos processos, relatórios e prestações de contas referentes a emendas parlamentares direcionadas para a causa social”, afirmou.

Segundo Elison Reis, da Secretaria do Planejamento e Gestão, em 2014, quando foi concebida a lei 13.019 havia uma empolgação por fazer com que os serviços a sociedade fossem prestado com maior eficiência e que a força e a capilaridade das OSC fossem exploradas para chegar até onde, muitas vezes, o poder público não consegue. “Já se passaram quase oito anos e muitas vezes o governo federal, os estados e as prefeituras não estão preparados para lidar da melhor forma com essa lei, por isso foi fundamental esse seminário”, destacou. 

Álvaro Mendes, da ABORDA e referente da Plataforma MROSC

De acordo com o técnico, “é importante conhecer o contexto real e os atores envolvidos na gestão dos projetos dentro do aparelho administrativo do Governo do Estado do Acre, para depois observar as experiências exitosas que existem em outros lugares e preparar uma estratégia participativa de ação”, concluiu. 

Durante o encontro, foi partilhado o percurso desenvolvido, durante as últimas semanas, pelo grupo de trabalho, composto por representantes do Estado e da Sociedade Civil, a fim de elaborar a minuta da Lei que regulamentará a Lei n° 13.091/2014 no estado do Acre. A minuta apresentada, seguirá em consulta pública até o dia 30/08 ás 00h, através do link https://www.casacivil.ac.gov.br/avaliacao possibilitando assim a melhora da relação de parceria junto a Política de Fomento e Colaboração no estado, a ser apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, para aprovação. Após a aprovação do MROSC, o Conselho de Fomento, Colaboração e Cooperação (Confoco), de constituição paritária, vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC, destinado a atuar como instância deliberativa na formulação, implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação da política pública de fomento e colaboração entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil, como prevê o artº 7, da referida minuta.

Plataforma MROSC AC

Membros da Plataforma MROSC Acre

A Plataforma Acre foi criada durante a Caravana MROSC AC, realizada nos dias 25 e 26 de Agosto 2019, em Rio Branco. Esse momento representou a primeira Caravana do projeto Fortalecimento e Regionalização da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das OSC, realizado pela Cáritas Brasileira e ELO, e com o apoio financeiro da União Europeia.  Atualmente a Plataforma MROSC AC proporciona assessoria para as OSC que têm interesse em realizar alterações estatutárias para se adequarem à Lei n. 13.019/2014. Além disso,  a Plataforma expandiu a assessoria para outros estados da região norte e contribui para ampliar a discussão do MROSC entre esses territórios. Até o momento, conta com aproximadamente 62 signatárias.

Pessoa de referência: Álvaro Mendes- ABORDA – alvaroacre@uol.com.br  

Encontro Regional Norte

Nos dias 01 e 02 de Junho 2022, em Rio Branco – AC foi realizado o  Encontro Regional Norte da Plataforma MROSC, o qual visou fomentar uma consolidação das bases Regionais da Plataforma MROSC e possibilitou a articulação das plataformas estaduais, além de propiciar o diálogo entre sociedade civil e poder público. Durante a atividade foi refletido sobre os avanços e desafios da agenda MROSC e foram definidas as estratégias a serem priorizadas para a Região Norte nos seguintes eixos: contratualização, certificação e sustentabilidade. No evento estiveram presentes representantes das Organizações da Sociedade Civil de  toda a regional Norte (AC, PA, AM, AP, TO, RR, RO).

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support