Skip to main content

Na última sexta-feira, dia 12 de Maio, a Plataforma MROSC realizou o  Encontro Regional de Mulheres, um momento de integração entre as representações femininas que participaram do Encontro Regional Centro-Oeste, ocorrido nos dias 10 e 11 de Maio de 2023 . As atividades aconteceram de forma presencial em Brasília e o tema tratado pelas mulheres foi “O papel das Mulheres no Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil”.

A programação iniciou com um momento profundo de apresentação, onde cada mulher refletiu sobre sua caminhada nos movimentos sociais. Esperança, resiliência, organização, futuro, são algumas das palavras utilizadas pelas mulheres para compartilhar experiências e desafios enfrentados na vida pessoal e profissional, ressaltando a necessidade de maior participação e empoderamento das mulheres na gestão e tomada de decisões nas OSC. 

Durante o evento, Aldiza Soares, da Fundação Esquel, chamou a atenção para o perfil das Organizações da Sociedade Civil no Brasil. Ela iniciou sua fala com uma afirmação empoderadora, destacando a importância do papel das mulheres na atuação dessas organizações: “Nós mulheres somos demais! Nenhum homem consegue fazer o que a gente faz”. Em seguida, ela compartilhou dados preocupantes sobre a queda de organizações na região centro-oeste do país, principalmente aquelas que atuam no desenvolvimento e defesa de direitos. Esses números evidenciam a importância de se fortalecer as OSC e garantir um ambiente jurídico e institucional adequado para a atuação dessas organizações tão fundamentais para a sociedade.

Thanisia Marcella Cruz, da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas e líder do Movimento Elas no Poder, abordou a importância do trabalho das Organizações da Sociedade Civil na promoção da equidade de gênero e na defesa dos direitos e deu uma panorâmica de projetos coordenados por mulheres negras. Ela destacou que as Organizações possuem a capacidade de atuar em áreas onde o Estado não consegue chegar, trabalhando com recursos limitados e lidando com desafios econômicos, humanos e emocionais. Thanisia afirmou que trabalhar em Organizações a tornou uma pessoa irredutível e que a pauta das mulheres negras não permite que elas se afastem da política. Além disso, ela apresentou uma pesquisa realizada pelo Movimento Elas no Poder sobre as discriminações sofridas por candidatas mulheres durante as eleições de 2022.

A conclusão do encontro levou as mulheres ali presentes a reconhecerem que é preciso ressignificar o papel das mulheres dentro das instituições para que elas possam ocupar mais espaços de liderança e contribuir de forma mais efetiva para o fortalecimento das organizações. Para isso, é importante que as mulheres se articulem entre si, compartilhando experiências e conhecimentos para desenvolver ações mais inclusivas  e para cuidar da saúde mental da nossa sociedade. 

Além disso, a necessidade de fortalecer a política de gênero e raça dentro das organizações foi destacada como uma ação importante para criar um ambiente mais justo e igualitário. As participantes também se comprometeram a trabalhar juntas para definir ações mais concretas e criar um impacto duradouro nas organizações do centro oeste a longo prazo. No final, ficou evidente que a união e a solidariedade entre as mulheres são fundamentais para a construção de um mundo mais democrático e igualitário.

 

 

Texto: Angelica Tomassini, assessoria de comunicação do ELO 

Revisão: Vitória Mesquita, assessora de projetos da Cáritas Brasileira

Fotos: Bianca Marconato, do Instituto Mana do Céu Para Os Povos

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support