Skip to main content

Por Igor Ferrer

A Frente Parlamentar Mista em Defesa das OSC se reuniu na última segunda-feira, dia 12 de abril, para debater com a sociedade civil organizada o apoio às medidas emergenciais que tramitam em favor das OSC no Congresso Nacional e sobre o combate a agenda de retrocessos e criminalização das OSC e movimentos sociais.

O encontro contou com a presença de 30 representantes de OSC, da Plataforma MROSC e  de Assessorias Parlamentares, registrando a participação dos Deputados Afonso Florence, coordenador da Frente Parlamentar, e Eduardo Barbosa. Participaram  também as assessorias dos gabinetes da Senadora Eliziane Gama e do Senador Izalci e dos Deputados Alessandro Molon, Patrus Ananias, Rodrigo Agostinho, Padre João, Helder Salomão e da Deputada Érika Kokay.

Na reunião, refletiu-se sobre o PL n. 4.113/20, que trata de regime transitório para as parcerias entre o Poder Público e as OSC durante a pandemia, o qual foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados em dezembro de 2020 e está tramitando no Senado. Nesta segunda-feira, foi aprovado requerimento para audiência pública na Comissão Especial de combate à Covid-19 no Senado Federal e, segundo Florence, deverá entrar na pauta do Plenário já na semana que vem. 

Pela relevância e urgência do tema, a Plataforma se comprometeu a seguir mobilizando outros/as parlamentares para que possam dar apoiamento ao PL. Acesse aqui para ter acesso a nota técnica produzida pela Plataforma sobre o PL n. 4.113/20.

Para o Deputado Afonso Florence, “a reunião foi importante, pois tivemos a participação de organizações de diferentes setores e nossa expectativa é muito positiva para aprovação do PL n. 4.113/20 no Senado em função da mobilização que vamos realizar chegando a senadoras e senadores”.

Escute o áudio completo do Deputado abaixo.

Outro tema discutido na reunião foi a tramitação do PL n. 4.953/16, que busca tornar obrigatório que as OSCs declarem ao Ministério da Defesa, anualmente, os recursos recebidos do exterior de pessoas físicas, entidades ou governos estrangeiros, mesmo que em moeda nacional. 

A Plataforma também produziu nota técnica sobre as fragilidades do referido PL, sendo totalmente contrária a sua aprovação, já que o Projeto de Lei é redundante e inconstitucional, por violar o princípio da impessoalidade que deve reger as relações da Administração Pública com particulares e os princípios da isonomia e da não interferência estatal no funcionamento de associações. O projeto estava na pauta da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) na semana passada e a Plataforma MROSC participou da articulação para sua retirada.

O PL n. 380/21, que busca garantir a possibilidade de realização de assembleias e reuniões online pelas OSC, também foi discutido na reunião. O PL foi encaminhado para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio (CDEIC) e nesta quinta-feira, 15, foi designado o Deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI) como Relator . Clique aqui para acessar a entrevista da Consultora Jurídica da Plataforma, Paula Storto, sobre o PL n. 380/21.

Durante a reunião, a Plataforma MROSC manifestou sua apreensão em relação à possível tramitação de urgência do PL n. 6.764/02. O PL visa a inclusão no Código Penal de dispositivos sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito, os quais podem resultar em possível criminalização dos movimentos sociais e OSC. A Plataforma entende que é necessário amplo debate na sociedade sobre as alterações propostas e seus impactos. A Plataforma apoiou nota conjunta de OSC organizada pelo Pacto pela Democracia contra a tramitação do referido PL. 

Por fim, refletiu-se sobre a tramitação da Reforma Tributária, e, segundo Florence,  apesar da sinalização de prorrogação da Comissão Mista, ainda está pendente a publicação de ato formal de prorrogação pelos presidentes da Câmara, Deputado Arthur Lira, e do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco.

A Frente e a Plataforma MROSC seguem comprometidas na defesa dos interesses das OSC no Congresso Nacional.

 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support