Skip to main content

Entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, a capital brasileira, Brasília – DF, foi palco de um encontro de grande relevância para a promoção da igualdade de gênero e a luta contra as discriminações das organizações da sociedade civil. Com representantes de diversos estados e regiões do Brasil, o Encontro Nacional de Mulheres marcou o início dessa série de eventos que visam uma transformação social focada no fortalecimento da atuação das mulheres dentro das Organizações da Sociedade Civil. 

Sob o tema “Mulheres das OSC Engajadas na Luta por Direitos, Equidade e Ampliação de Liberdade”, o encontro assumiu um papel primordial ao anteceder o Encontro Nacional da Plataforma MROSC no dia seguinte. Esta programação estratégica foi planejada para assegurar que os direcionamentos delineados pelas mulheres no Encontro Nacional fossem incorporados ao encontro geral de signatárias, reforçando o compromisso com a valorização do papel das mulheres que atuam dentro das OSC.

No primeiro dia, em uma manhã de diálogos produtivos, importantes figuras do Poder Público se uniram ao evento. Sara Pimenta, representante do Ministério das Mulheres, a deputada federal Erika Kokay (PT), Wilma dos Reis, da Marcha Mundial das Mulheres, Kelly Mafort e Aldiza Soares da Secretaria Geral da República estiveram presentes para discutir estratégias na luta contra a discriminação, o representatividade e a violência política de gênero. O objetivo era consolidar uma agenda inclusiva para uma sociedade mais igualitária. 

Na parte da tarde, do primeiro dia, as representantes mulheres das organizações signatárias discutiram as prioridades da pauta para serem levadas ao Encontro Nacional, durante o momento, foi escolhida uma representante para levar as demandas levantadas, para o encontro geral. 

A roda de diálogo com o poder público, está  disponível na íntegra no canal do YouTube:

Encontro de Signatárias 

No dia 31 de agosto, representantes de Organizações da Sociedade Civil deram continuidade aos debate, participando do primeiro dia do Encontro Nacional da Plataforma MROSC. O foco recaiu sobre o fortalecimento da sociedade civil e a busca por melhorias no ambiente jurídico e institucional relacionado às OSC.

Durante a manhã, o evento foi enriquecido com o lançamento do livro ” Plataforma MROSC: Uma Voz Ativa na Defesa da Sociedade Civil Organizada” , uma publicação que sistematiza a atuação da Plataforma MROSC, destacando a importância da sociedade civil organizada na construção da democracia brasileira. Você pode acessar o legado da Plataforma MROSC e baixá-lo no seu dispositivo através do link:

A mesa de diálogo com o tema “Balanços dos primeiros meses do Governo Federal e o reflexo na agenda MROSC” contextualizou as ações prioritárias a serem enfrentadas na agenda política, incluindo parcerias com o Estado, questões de legislação, compartilhamento de informações e sustentabilidade. Participaram desse momento importantes nomes, como Igor Ferrer, diretor de parcerias com a sociedade civil da Secretaria Geral da Presidência, Aldiza Soares, secretária executiva do CONFOCO, e Laís de Figueiredo Lopes, consultora jurídica da Plataforma MROSC. A deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) também marcou presença, ressaltando a relevância da sociedade civil no diálogo com o poder público.

À tarde, as discussões se voltaram para a Reforma Tributária e Organizações da Sociedade Civil, bem como para a Regionalização da Agenda MROSC. Os participantes compartilharam estratégias para fortalecer a atuação das OSC em nível regional, abordando temas como sustentabilidade, capacitação e incidência política.

O dia foi encerrado com o lançamento do “Manual de Criminalização Burocrática e Atuação das Organizações da Sociedade Civil”, que identifica os principais desafios enfrentados pelas OSC em relação ao cumprimento de seus direitos.

No segundo e último dia, sexta-feira, 1 de setembro, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) @cesedireitos , representada por Eliana Rolemberg, anunciou sua saída do Comitê Facilitador da Plataforma mrosc.

A CESE sempre desempenhou um papel ativo e inspirador dentro da Plataforma, contribuindo de maneira eficaz para as discussões e colaborando com as organizações da sociedade civil na formulação de leis e medidas destinadas a criar ambientes favoráveis para as OSC. A Plataforma MROSC expressou sua gratidão a Eliana Rolemberg por toda a jornada compartilhada e sua participação ativa no espaço.

Como encaminhamento para uma nova composição do Comitê Facilitador, foi deliberada a criação de um Grupo de Trabalho responsável por repensar a Governança e os espaços de governança. Foram escolhidos representantes de cada plataforma regional para a composição do GT, que irá se reunir para discutir e pensar os novos passos para a recomposição do CF.

Para fortalecer a pauta das mulheres para dentro da agenda MROSC,  foi criado também um Grupo de Trabalho de Mulheres para discutir a agenda de gênero em conjunto com as organizações signatárias da Plataforma.

O Encontro Nacional de Mulheres e o Encontro Nacional de Signatárias enfatizou o compromisso da sociedade civil organizada na busca por um Brasil mais justo, seguro e equitativo.

Confira a Galeria de fotos:

Encontro de Mulheres: https://flic.kr/s/aHBqjAT98r

Encontro Nacional de Signatárias: https://flic.kr/s/aHBqjAT9aa

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support