Skip to main content

A Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil (Plataforma MROSC), iniciou as mobilizações regionais de forma presencial, após dois anos de atividades remotas.

Nos dias 01 e 02 deste mês de Junho, foi realizado o Encontro Regional – Norte na cidade de Rio Branco, no estado do Acre. O evento contou com a presença de 65 representantes das Organizações da Sociedade Civil de toda a região Norte, que puderam participar dos dois dias de forma presencial e online.

A atividade visa fomentar maior integração entre as signatárias da Plataforma na região e incentivar a articulação entre as plataformas estaduais.

No primeiro dia do evento foram discutidos temas como a conjuntura regional e identificados os desafios que atingem o território do Norte do ponto de vista político, econômico, ambiental e social. Com isso, formaram-se grupos de trabalho para pontuar e propor pontos a serem priorizados, com falas das lideranças locais como Álvaro Mendes, representante da plataforma MROSC Acre, participantes do estado de Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá.

No segundo dia, o evento começou com uma sistematização do primeiro dia, feita por Candice Araújo, assessora do ELO Ligação e Organização e representante do Comitê Gestor da Plataforma MROSC. Logo após, Eliana Rolemberg, membro do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, em Representação da CESE e Vice-Presidente do CONFOCO-BA, virtualmente abordou sobre o processo da construção da Agenda da Plataforma MROSC, que se divide em Agenda Normativa pela Contratualização, Sustentabilidade Econômica e Certificação, e Agenda de Conhecimento que compõe a Capacitação e Formação, Comunicação e Disseminação de estudos e pesquisas. O momento seguinte foi de tirar dúvidas acerca da implementação da agenda MROSC.

Houve também a presença de representantes do poder público do estado do Acre, como os representantes do Governo do estado, representantes das secretarias do estado, como a de planejamento e assistência social, direitos humanos e políticas para as mulheres, que também puderam tirar as dúvidas dos/das participantes.

Os encontros regionais são uma ação do projeto “Regionalização e Fortalecimento da Plataforma do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)” , realizado pela Cáritas Brasileira e o ELO Ligação e Organização, e com o apoio financeiro da União Europeia. Para saber mais sobre os demais eventos e atividades a serem realizados pela Plataforma MROSC CLICANDO AQUI.

Confira o vídeo sobre o evento:

 

 

 

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support