Skip to main content

O encontro por videoconferência marcou a articulação para a Caravana MROSC Minas Gerais que acontece nos dias 02 e 04 de setembro.

Com o objetivo de fortalecer a organicidade institucional da Plataforma MROSC, a partir da ampliação de bases regionais e territoriais de articulação política das Organizações da Sociedade Civil, a reunião ampliada do Fórum das Organizações da Sociedade Civil (FOSC/SUAS), contou com aproximadamente 40 pessoas e com a presença de Candice Araújo, assessora técnica do ELO Ligação e organização, uma das instituições responsáveis pela realização das Caravanas MROSC, juntamente com a Cáritas Brasileira, e com apoio da União Europeia. “O momento possibilitou a partilha do processo de construção e articulação com outros parceiros locais para a realização da Caravana MROSC em Minas Gerais a ser realizada nos dias 02 e 04 de setembro de 2020”, lembrou Candice.

A assessora técnica do ELO Ligação e organização fez uma apresentação destacando a importância da participação da sociedade civil no controle social, citando artigos da Constituição Federal que apontam o poder do povo, a criação de conselhos de políticas públicas e algumas iniciativas populares. O momento possibilitou ainda a reflexão sobre a importância de atuar em espaços de articulação da sociedade civil, como o próprio Fórum das Organizações da Sociedade Civil (FOSC/SUAS) e a Plataforma MROSC, além de convidar novas organizações a juntar-se ao debate e discussão durante a Caravana e também para integrar a Plataforma MROSC.

Os participantes conheceram temas centrais da agenda MROSC, as instâncias da Plataforma e as principais ações executadas pelo projeto durante os dois primeiros anos, além das próximas atividades a serem realizadas.

Ponderou-se, o desafio de garantir a agenda diante do atual contexto. Houve ainda troca de informações que possibilitaram conhecer as especificidades do território visando o fortalecimento da atuação articulada com a Plataforma MROSC Nacional, entre eles:

– Divergências nos procedimentos dos agentes públicos na fase da prestação de contas, diante das inovações que a Lei 13019 traz;

– Refletir a certificação via CNEAS e CEBAS;

– O vínculo com o SUAS.

A reunião ampliada do Fórum das Organizações da Sociedade Civil (FOSC/SUAS), de Belo Horizonte aconteceu na tarde do dia 11 de agosto de 2020.

As inscrições para participação na Caravana MROSC Minas Gerais podem ser realizadas no link: https://bit.ly/33OGbnL

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support