Skip to main content

Print do evento online.

Nos dias 13 e 12 de Junho, cerca de 75 representantes de Organizações da Sociedade Civil de todo o país participaram do X Encontro Nacional de Signatárias da Plataforma MROSC.

O evento contou com a facilitação de Daniela Tolfo, do Centro de Assessoria Multiprofissional – (CAMP). No primeiro dia, Eliana Rolemberg, representante da CESE no Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, deu as boas-vindas a todos e todas e contextualizou sobre a necessidade de democratização das relações das parcerias entre as organizações e o poder público.

Mauri Cruz, também do CAMP, falou sobre a conjuntura para atuação das OSCS no Brasil: “Para dar conta da complexidade de toda essa realidade, são necessárias ações
capazes de enfrentar as emergências, a fome, a falta de trabalho, o preconceito, a exclusão, todas as violências sociais e ambientais. Um alerta é que, independente do desfecho da disputa eleitoral, as OSCs serão demandadas a dar conta do agravamento de todas essas crises, quiçá num contexto mais favorável “. (confira aqui o artigo com a fala completa do Mauri Cruz).

Na sequência, Adriana Ramos do Instituto Socioambiental – ISA, enfatizou a importância da sociedade civil na área socioambiental, que vem sofrendo diversas perdas e agravamento das mudanças climáticas nos últimos anos e alertou para a necessária mudança no país a partir das eleições de 2022.

Jane Cabral, do MST, também teve uma fala potente acerca da volta da fome extrema no país e em como os agricultores e agricultoras são os principais afetados, que além dos problemas já enfrentados, com o agronegócio e seu impacto no campo, voltaram a passar fome, uma fome que possui cor e gênero, sendo os negros e principalmente as mulheres negras a estarem em maior vulnerabilidade: “Reconstruir é muito mais difícil que construir o Brasil, muita coisa foi quebrada, mas é preciso construir, e na nossa situação atual, é muito mais preciso ainda.”

Romi Bencke, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC e Henrique Frota, do Instituto Polis e Abong também fizeram reflexões sobre os caminhos para a reconstrução da democracia brasileira.

O Espaço também foi aberto às/aos participantes e discutiu-se temas como a globalização, mudanças climáticas, segurança alimentar, criminalização e fragilidade vivenciadas pelas OSC.

Já no segundo dia do evento, tivemos a sistematização das discussões do dia anterior, feita por Silvio Sant’Ana, da Fundação Grupo Esquel Brasil e Comitê Facilitador da Plataforma MROSC. Em seguida, foi apresentado as principais definições de compromissos e agenda política da plataforma, definidas através da coleta feita por consulta aberta realizada às signatárias.

O encontro também teve um caráter eletivo, com a entrada do ELO Ligação e Organização, como membro do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC. Candice Araújo, assessora do ELO Ligação e Organização, agradeceu os votos e falou em nome da entidade: “Gostaria de ressaltar o nosso comprometimento com a agenda MROSC e com o fortalecimento da sociedade civil. Diante do atual contexto de retrocesso precisamos estar cada vez mais próximos das OSC que defendem a verdadeira democracia.

Ao final, aprovou-se também, a carta de compromisso com as prioridades relacionadas à agenda MROSC para mobilização de candidatos/às no processo eleitoral de 2022. (Confira a carta clicando aqui).

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support