Skip to main content

Presidente Luís Inácio Lula da Silva e Deborah Rodrigue, da ABONG

A  Associação Brasileira de Ongs (Abong),  integrante  do Conselho de Participação Social do Gabinete de Transição Governamental e do Comitê Facilitador da Plataforma MROSC, juntamente com mais 30 organizações da sociedade civil, movimentos sindicais e populares, se reuniram nesta segunda-feira (13/12), com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e com a coordenadora de Articulação Política do Governo de Transição, Gleisi Hoffmann.

O evento aconteceu com o objetivo de colaborar na construção de um governo transparente, democrático e participativo, a partir da entrega do relatório final do Conselho que traz apontamentos sobre a relação institucional do governo com a sociedade civil e a promoção da participação social.

As organizações que estavam presentes fizeram falas e trouxeram pontos importantes, como o resgate dos conselhos e conferências, criação de mecanismos de participação da base, com criação dos territórios de identidade, maior envolvimento da sociedade civil nos conflitos agrários e valorização da saúde pública. 

A Plataforma foi representada por Débora Rodrigues, integrante da Diretoria Executiva da ABONG e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, que falou sobre as expectativas após o momento. “Foi um momento importante de abertura do próximo governo à sociedade civil e esperamos que a secretaria se mantenha aberta e em diálogo com as organizações.” afirmou. 

Na oportunidade, foi entregue o relatório elaborado com as prioridades da sociedade civil para os primeiros 100 dias do Governo. Segundo informações de participantes do Conselho, no relatório foi incluído eixo sobre as principais demandas relacionadas à agenda MROSC, inspirado principalmente na carta aberta enviada pela Plataforma ao Governo de Transição. (Leia a carta da Plataforma aqui)

O candidato eleito se comprometeu com as organizações e falou sobre suas primeiras ações após a posse, defendendo a volta da participação social e reafirmou seu compromisso com o combate à fome, a melhoria da educação básica e do acesso da população às especialidades médicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Relatório será consolidado com outros apresentados pelos Grupos Temáticos e será publicado após aprovação do Governo de Transição.

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support