Skip to main content

Reunião no TCE com Procuradores de Contas, SEGOV e Plataforma MROSC AC para apresentar minuta da Lei Estadual que vai para Assembleia.

Após a realização do Seminário sobre a consulta pública do Marco Regulatório do Acre, realizado nos dias 25 e 26 de Agosto, muitos foram os avanços ocorridos pela Plataforma MROSC Acre. A articulação, junto com a Secretaria do Governo do Estado, está consolidando a minuta da Lei Estadual que regulamenta as parcerias e cooperações previstas na Lei n°13.019/14, a qual atualmente está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Estado. 

Também houve avanços no eixo de Formação e Interiorização: o Governo do Estado do Acre, por meio das secretarias de Estado de Indústria Ciência e Tecnologia (SEICT) e de Governo (SEGOV) e com a parceria da Plataforma MROSC Acre, está realizando ações de apoio e incentivo às entidades do terceiro setor e, pensando nisso, foi criado o Programa Protagonismo Colaborativo, cujo objetivo é a criação de um meio de comunicação com as  associações comunitárias, cooperativas, fundações,  movimentos sociais, entre outros. 

PROGRAMA PROTAGONISMO COLABORATIVO 

O Programa prevê cinco fóruns com o objetivo de criar um ambiente de colaboração, visando aprimorar o alcance na criação e execução das políticas públicas voltadas para a população. O programa disponibilizará uma plataforma digital como meio de comunicação, para que as entidades e movimentos cadastrados possam apresentar suas propostas e necessidades. Desta forma, a gestão do governo poderá avaliar e internalizar nos diversos setores e políticas públicas disponíveis, com possibilidade de atendimentos em curto, médio e longo prazo.

“Essa iniciativa do governo é essencial para o desenvolvimento e fortalecimento das entidades, pois finalmente as organizações da sociedade civil têm seu papel reconhecido e valorizado”, destaca Álvaro Mendes, da ABORDA e referência da Plataforma MROSC Acre. Segundo ele, mesmo que as organizações desenvolvam um trabalho que beneficia a parte mais vulnerável da sociedade, muitas ainda não estão regularizadas com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e consequentemente não têm a possibilidade  de captar recursos públicos para a promoção de suas ações. 

Os próximos fóruns acontecerão nos dias 14, 21 e 28 de Novembro e nos dias 05 e 12 de Dezembro às 8h na Federação das Indústrias do Estado do Acre, rua Avenida Ceará, 3727, Rio Branco/AC. Os eventos são abertos ao público e não precisam de inscrição.  

As entidades e lideranças que querem conhecer mais sobre o programa, e que desejam avançar propostas e demandas, podem acessar ao site pcac.com.br

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support