Skip to main content

O documento apresenta o escopa para as propostas que podem ser encaminhadas até o dia 28 de fevereiro de 2021. 

Termo de Referência para Avaliação Externa Intermediária

Projeto: Fortalecimento e Regionalização da Plataforma por um novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Plataforma MROSC

Requerente: Cáritas Brasileira

Co-requerente: ELO Ligação e Organização

Duração: Outubro de 2018 a setembro de 2022

Apoiadores: Comissão Europeia

1. INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO

1.1. Breve histórico da Plataforma MROSC

A Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Plataforma MROSC) é uma Rede criada a partir da articulação de um grupo muito representativo de movimentos sociais, entidades religiosas, ONG, institutos e fundações privadas, que entende que é necessário estabelecer novas bases jurídicas para as OSC em nosso país e tem atuado neste debate de forma propositiva. Contudo, 10 anos depois de sua consolidação, a Plataforma MROSC conta com 1315 entidades signatárias, 8 Plataformas e Articulações Estaduais e continua sendo uma das principais articulações na defesa do aprimoramento do ambiente legal, político e institucional para a atuação das OSC”.

Para realizar o diálogo com o Governo Federal, a Plataforma criou o Comitê Facilitador, em representação às mais de 18 redes e 74 organizações que a integravam à época. Em 2011 o Governo Federal criou um Grupo de Trabalho paritário com representantes do governo e das OSC, sendo estes últimos integrantes do Comitê Facilitador da Plataforma.

Este GT, em seu relatório final, propôs um anteprojeto de lei, que inspirou o substitutivo apresentado no Senado Federal, gerando o PL 7168/14 – que posteriormente deu origem à Lei 13.019/2014, cuja tramitação a Plataforma MROSC

acompanhou desde a primeira hora, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, participando de audiências públicas, discussões, da oferta de contribuições para o aperfeiçoamento do seu texto e tramitação no Congresso Nacional. Nesta trajetória, a Plataforma MROSC, cuja rede alcança mais de 50 mil organizações, movimentos sociais e redes, realizou 7 Encontros Nacionais e alguns encontros regionais, em continuidade e aprofundamento da agenda.

A Agenda por um novo Marco Regulatório das OSC acolhida pelo Governo Federal entre 2011 e 2016 foi interrompida após o impeachment da Presidenta eleita Dilma Rousseff e desde então tem sido objeto de pouca atenção por parte do Governo Federal, o que amplia a responsabilidade das OSC que participaram da sua construção em dar continuidade à agenda e promovê-la em nível local. Por este motivo as ações regionais da Plataforma MROSC têm sido priorizadas, como é o caso da Plataforma MROSC Bahia, cujo modelo de regionalização participativa, com envolvimento de OSC locais e permanente diálogo com o Poder Público é uma boa experiência, que traz aprendizados coletivos, bem como instrumentos e metodologias, que podem servir de referência para outras regiões.

Até o momento, apenas 17 estados brasileiros e o Distrito Federal editaram decretos regulamentando a Lei 13.019/2014, além de 526 municípios, segundo o OSC Legal, ou seja, tais entes públicos já criaram as diretrizes mínimas para que a governança institucional da Administração Pública possa adequar suas parcerias com as OSC ao regime da nova Lei.

A obrigação legal que cabe aos estados e municípios de se adaptarem à Lei 13.019/2014, determina uma agenda de diálogo entre Estado e Sociedade Civil, representando uma excelente oportunidade para a ampliação da atuação articulada da Plataforma MROSC, no sentido de buscar não apenas a implementação participativa da Lei – com a criação dos Conselhos de Fomento e Colaboração – CONFOCO e de mecanismos inovadores como o PMIS (Procedimento de Manifestação de Interesse Social) – como também de ampliar a visibilidade e percepção pública acerca da relevância do trabalho das OSC e conter a criminalização burocrática.

1.2. Sobre o projeto

O projeto Fortalecimento e Regionalização da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil tem como objetivo geral “Contribuir para o fortalecimento da atuação das Organizações da Sociedade Civil – OSC na construção de um ambiente legal, político e institucional favorável, que avance na implementação federativa da agenda do marco regulatório das organizações da sociedade civil, a fim de promover a participação cidadã no desenvolvimento sustentável”. E como objetivo específico “Fortalecer a organicidade institucional da Plataforma MROSC a partir da ampliação de bases regionais e territoriais de articulação política das organizações da sociedade civil”.

O público grupo-alvo do projeto são organizações signatárias da Plataforma MROSC (atualmente 1195 organizações e 220 redes, fóruns e articulações) e organizações da sociedade civil não signatárias que atuam na defesa de direitos e no desenvolvimento sustentável.

Os/as beneficiários/as finais são pessoas, comunidades e grupos beneficiados pela atuação das organizações da sociedade civil em todo o território nacional, especialmente, as que atuam na defesa de direitos e no desenvolvimento sustentável.

A ação, a ser desenvolvida por 4 anos, tem os seguintes resultados esperados definidos:

Resultado 1: Aprimoramento da governança e consolidação das bases regionais da Plataforma MROSC;

Resultado 2: Avanço na implementação da agenda federativa do MROSC;

Resultado 3: Fortalecimento da capacidade institucional das OSC para atuar/incidir no aprimoramento do ambiente legal, político e institucional.

Atividades principais:

Resultado 1: A1.1 Estruturação de Secretaria Operativa da Plataforma MROSC; A1.2 Realização de reuniões do Comitê Facilitador e da Secretaria Executiva; A1.3 Realização de seminários e encontros nacionais com signatárias da Plataforma MROSC;

Resultado 2: A2.1 Apoio para articulação de Plataformas MROSC regionalizadas; A2.2 Ações de comunicação, mobilização e engajamento social que promovam a atuação das OSC e sua relevância social para a sociedade; A2.3 Realizar ações de advocacy voltadas à implementação da agenda federativa do MROSC; A2.4 Realização de caravanas territoriais de capacitação e sensibilização;

Resultado 3: A3.1 Elaboração de conteúdos técnicos de apoio e de propostas na agenda de advocacy do MROSC; A3.2 Elaboração e divulgação de relatório com casos de violações institucionais e criminalização burocrática das OSC; A3.3 Criação do fundo de apoio às OSC de pequeno e médio porte.

Indicador:

a. Atuação e incidência das OSC signatárias da Plataforma para implementação da agenda federativa do MROSC nos seus territórios.

Valores dos indicadores pretendidos:

a. Todos os 26 Estados e DF com OSC signatárias da Plataforma MROSC, ampliando em 100% a base associativa na Região Norte.

b. Aumento de 30% do número de OSC signatárias da Plataforma MROSC, especificando-se aquelas dirigidas por mulheres e/ou voltadas para os direitos das mulheres

c. Criação de 7 novas plataformas estaduais, sendo ao menos 1 em cada região

Efeitos:

a. Quantidade de Estados que tenham OSC signatárias da Plataforma MROSC

b. Quantidade de OSC signatárias da Plataforma, especificando-se aquelas dirigidas por mulheres e/ou voltadas para os direitos das mulheres

c. Ampliação do número de plataformas ou articulações estaduais formadas /atuantes/existentes

Organizações responsáveis pela execução do projeto:

A CÁRITAS BRASILEIRA, tem sede em Brasília/DF, e, como requerente principal, tem o papel de dinamizar as ações gerais propostas e coordenar, junto com o ELO, sua implementação, mobilizando e potencializando as atuações de suas 12 representações regionais na agenda do MROSC. Ficará, ainda, responsável pela execução, orientação financeira e prestação de contas do projeto, zelando pelo bom uso e aplicação dos recursos, sendo responsável pelo envio dos relatórios narrativos e financeiros, bem como a coordenação geral da proposta.

O co-proponente ELO Ligação e Organização tem sede na Cidade do Salvador- Bahia, e atua desde 1996 no fortalecimento de grupos e processos sociais em torno da afirmação dos direitos civis, econômicos, sociais, culturais e ambientais por meio da assessoria ao desenvolvimento das organizações. Seu corpo de associadas e associados é composto por profissionais vinculados a diversos movimentos sociais populares e universidades, de várias áreas do conhecimento, que proporcionaram ao ELO uma especialização nas áreas de assessoria em planejamento, monitoramento e avaliação de projetos sociais, capacitação na ação de lideranças e gestoras e gestores de organizações populares, análise do perfil institucional de organizações, análise de contextos regionais e elaboração de programas e projetos voltados para o desenvolvimento social.

2. SOBRE A AVALIAÇÃO EXTERNA

A presente seleção e contratação da avaliação externa será de responsabilidade da Co-requerente, ELO Ligação e Organização.

2.1. Escopo

Contratação de avaliação externa intermediária com a finalidade de avaliar os resultados e o cumprimento dos objetivos do projeto de acordo com o marco lógico, de modo que seja possível constituir parâmetros de comparação com o momento atual do mesmo e, consequentemente, oportunizar uma avaliação analítica sobre o fortalecimento da Plataforma por um novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil (MROSC), bem como em seu processo de interiorização.

Os objetivos específicos da avaliação são:

– Avaliar o processo de implementação do projeto, identificando o nível de desempenho e os resultados obtidos em relação aos produtos e identificar ganhos ou dificuldades que possam ter surgido durante a primeira metade da execução do projeto.

– Sistematizar e avaliar a aprendizagem gerada a partir dos desafios e dos processos organizacionais desenvolvidos para superá-los ao longo da implementação da intervenção e;

– Analisar as potencialidades enfrentadas nas ações.

– Elaborar recomendações, indicando eventuais correções e ajustes para garantir uma avaliação final positiva.

2.2. Foco/Justificativa

A avaliação intercalar está prevista no ARTIGO 8.º – AVALIAÇÃO/ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO das Condições Gerais do contrato do referido projeto.

2.3. Metodologia

Para o alcance dos objetivos da avaliação serão realizadas principalmente as seguintes atividades:

  • Análise dos documentos que subsidiam o Projeto;

  • Entrevistas com: as organizações requerentes, representantes do Comitê Facilitador, representantes das Plataformas e Articulações Estaduais e signatárias, garantindo a escuta de organizações voltadas para temáticas de direitos das mulheres;

  • Acompanhamento de 2 (duas) atividades formativas (caravanas ou formação Regional), Plenária das Plataformas e Articulações Estaduais e Encontro Nacional das Signatárias;

  • Acompanhamento da implementação do Plano de Comunicação

  • Análise das ações de advocacy e acompanhamento do legislativo

  • Diálogo virtuais com 2 organizações apoiadas pelo Fundo OSC1

  • Encontro final de avaliação: as requerentes, e representantes do Comitê Facilitador, representantes das Plataformas e Articulações Estaduais e algumas signatárias e a União Europeia.

2.4. Abrangência

O projeto será analisado prioritariamente em cinco aspectos: relevância, eficácia, eficiência sustentabilidade:

Relevância: Avaliar a pertinência das ações desenvolvidas frente aos principais problemas enfrentados pelos grupos-alvo.

Eficácia: Apurar de que modo os objetivos/efeitos previstos pelo projeto são atingidos, por meio das ações desenvolvidas.

Eficiência: Analisar a eficiência do projeto em relação aos recursos humanos e financeiros investidos para o desenvolvimento do projeto;

Impacto: Apurar quais as contribuições do projeto para o objetivo geral do projeto.

Sustentabilidade: Verificar se os benefícios alcançados pelo projeto podem perdurar após o término do financiamento pelos doadores, bem como o potencial de expansão das atividades.

2.5. Composição da equipe de avaliação

Profissionais com experiência / conhecimento de projetos voltados para:

A avaliação intermediária poderá ter como proponente uma pessoa física ou jurídica que possua o conjunto de habilidades necessárias para conduzir este tipo de processo. Pessoas Jurídicas que concorrerem deverão indicar o sócio (a) que será responsável pela condução dos serviços, bem como, encaminhar o currículo do indicado para avaliação das competências exigidas. O/a proponente deverá ter as seguintes competências: A equipe técnica deve ser composta por, no mínimo, um/a perito responsável pela execução dos serviços. Este/a profissional deve ter, ao menos, 5 anos de experiência em trabalhos que envolveram a aplicação de métodos de avaliação qualitativos e quantitativos e a realização de avaliação de projetos sociais no Brasil.

  • Um quadro metodológico a ser utilizado para atingir os objetivos de avaliação, que inclui uma matriz de avaliação adaptada delineando os critérios de avaliação, perguntas, indicadores e fontes de informação;

  • Um plano de trabalho e missão, indicando claramente o calendário de atividades, prazos para entregas de produtos e recursos;

  • Definição de abordagens para a análise e interpretação dos dados e;

  • Estratégia de mitigação de risco.

2.6. Cronograma – Pré-proposta, à definir com o avaliador

Atividades

Prazo

Recebimento de propostas

até 28/Fevereiro/2021

Seleção e contratação do/a avaliador/a

01 a 15 de março/2021

Desenvolvimento das atividades

Março a Outubro/2021

Elaboração do relatório final

Novembro/2021

2.7 Cronograma de Pagamento dos honorários

Proposta inicial, a definir com o avaliador:

a) 1/3 parte na apresentação do plano detalhado de atividades;

b) 1/3 parte na apresentação do Relatório parcial em setembro/2021;

c) 1/3 parte na entrega do Produto Final.

2.8 Envio da proposta

A proposta de preços escrita, contendo as especificações técnicas detalhadas do objeto ofertado, deverá ser formulada e enviada de acordo com este Termo de Referência, sem rasuras ou entrelinhas, com os valores unitário e total atualizados, contendo os seguintes dados:

  • Nome, telefone, endereço, telefone/fax, número do CNPJ, banco, agência, conta corrente e praça de pagamento.

  • Prazo de validade da proposta, não inferior a 30 (trinta) dias, a contar da abertura deste Termo de Referencia.

  • Valor unitário para a descrição dos serviços, contendo a especificação clara, completa e minuciosa dos produtos ofertados, em conformidade com o solicitado neste Termo de Referência.

  • Currículo com a experiência da/o consultor/a, considerando o objeto acima definido.

A documentação exigida para participação deverá ser encaminhada, no prazo definido neste Termo de Referência, para o seguinte endereço eletrônico: mroscplataforma@gmail.com com a identificação – Avaliação Intermediária – Contrato CSO-LA/2018/399-177.

Brasília, 05 de fevereiro de 2021.

Plataforma MROSC

1Fundo OSC: O Fundo de apoio às Organizações da Sociedade Civil visa apoiar 16 projetos em duas modalidades:

a) Modalidade 1: destinada a organizações signatárias que venham a fortalecer e potencializar atividades e ações das Plataformas Estaduais atualmente existentes na Plataforma MROSC (Plataformas BA, SE, PE, AC, DF e RJ), via sub-subvenções, de até R$ 16.500,00

b) Modalidade 2: destinada a organizações signatárias, sendo 10 projetos de pequenas e médias OSC via sub-subvenções, de até R$ 30.000,00, ficando estabelecido que, no mínimo, 3 (três) projetos serão de OSC que têm em suas finalidades estatutárias a atuação na defesa e promoção dos direitos das mulheres.

Para download clique AQUI

Enviar comentário

Acessibilidade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support